Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 17:26

    Imprimir


O III Educaids Centro-Oeste, que acontecerá em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, de 11 a 13 de setembro, está sendo visto como uma ocasião para promover o intercâmbio de experiências exitosas entre a Saúde e a Educação na prevenção da Aids. O evento é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), das Secretarias de Estado de Educação e Saúde (Ses), as Secretarias municipais de Saúde e Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Associação de Prevenção e Tratamento da Aids (Apta). O Hotel Fazenda Mato Grosso fica na rua Dr. Antonio Dorileo, no bairro Cophema.

Dirigido aos profissionais da Saúde, profissionais da Educação, líderes estudantis e acadêmicos da área de Educação e Saúde, o III Educaids Centro-Oeste é uma mostra de projetos e pesquisas que pretende estimular todos os níveis de atenção à saúde e educação a apresentar, de forma sistematizada, atividades de rotina bem sucedidas, projetos e pesquisas científicas desenvolvidas na prevenção e no combate a Aids, se constituindo num espaço para divulgação dos resultados. Para tanto as inscrições de trabalhos de entidades que tenham desenvolvido experiências de conscientização de adolescentes na prevenção da Aids, com sucesso, estão abertas até o dia 30 de agosto. Informações sobre o envio dos trabalhos podem ser obtidas pelos telefones 3613-5340, 5339 e 5469.

“Esta edição do Educaids vem com uma novidade que marca um novo caminho na prevenção e combate à Aids entre os adolescentes: Logo no dia da abertura do evento será lançado o projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’, que pretende alcançar os jovens com propostas de resistência contra a Aids”, anunciou a técnica do programa Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado de Saúde, e coordenadora do Educaids em Mato Grosso, Aline Regia Ferreira Ribeiro.

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas escolheu 8 estabelecimentos de ensino, das redes estadual e municipal, convidando 20 alunos de cada escola, num total de 160 adolescentes, que receberão informações visando torná-los multiplicadores de orientações que fortaleçam a prevenção e o combate à Aids.

As escolas estaduais escolhidas pelo projeto foram: Presidente Médici, Mario de Castro, Leovegildo de Melo, em Cuiabá, e Salim Nadaf, em Várzea Grande. E as escolas municipais são: Constança Figueiredo Palma e Rafael Rueda, em Cuiabá, Irenice Godoy e Júlio Correa em Várzea Grande. “Varias experiências provaram que os jovens acolhem com menos resistência e mais simpatia orientações que l sejam repassadas por outros jovens”, lembrou Aline Regia.

Consoante com esse novo enfoque a programação do III Educaids foi estruturada em 8 mesas de debates. No dia 12 de setembro (terça-feira) a Mesa número 1 se reunirá sob o tema Educação Preventiva. A Mesa número 2 enfocará os Desafios da Educação e da Saúde – Saúde e Prevenção nas Escolas. O tema da Exclusão, Vulnerabilidade e Violência serão debatidos na Mesa número 3 ao passo que a Mesa número 4 tratará da Identidade do Adolescente e Saúde Sexual e Reprodutiva.

Na quarta-feira (13/9) a Mesa número 5 enfocará o tema Protagonismo Juvenil, a Mesa 6 debaterá o tema da Vulnerabilidade, Gênero e Raça, a Mesa 7 abordará o universo da Sexualidade na Adolescência e a Mesa 8 orientará sobre a Prevenção às Drogas.

Para os adolescentes das 8 escolas eleitas para receber a ação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas foram preparadas 4 oficinas temáticas e 4 oficinas de ação que ocorrerão paralelamente à programação oficial do III Educaids Centro-Oeste. A primeira oficina temática será subordinada ao assunto da “Sexualidade - Quebrando mitos e tabus”. A segunda discutirá a questão da identidade adolescente sob o tema “Nem criança nem adulto: sou adolescente! Esta é minha identidade”. A terceira oficina seguirá o tema “Drogas e Álcool – Nem todo ‘crack’ é bom de bola!” enquanto a quarta oficina abordará a questão da “Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar - Ser pai ou mãe na adolescência! Qual é o barato?” As quatro oficinas de ação enfocarão a poesia, a expressão corporal, o Break e os Graffitis enquanto expressão dos sentimentos dos adolescentes.

Os palestrantes que participarão do evento são voluntários de várias entidades envolvidas com a prevenção da Aids entre os adolescentes como a Apta, o Observatório das Favelas, a Unicef, a Fundação Athos Bulcão, a UFMT, a USP, a Cufa além da Ses, da SMS de Cuiabá, da SMS de VG, da Univag, da Seduc e da Smedel, dentre outras.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284257/visualizar/