Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 17:45

    Imprimir


Proporcionar a inclusão digital de alunos, professores e, principalmente, da comunidade. Oportunizar a eles novos conhecimentos, estratégias de ensino, aprendizagem e a auto-capacitação para o incentivo à pesquisa e à leitura. Esses são os principais objetivos do “I Encontro de Multiplicadores do Programa Gesac-Governo Eletrônico de Sistema de Atendimento ao Cidadão”.

Durante esta semana (de 7 a 11 de Agosto), coordenadores de Laboratório de Informática de Mato Grosso, e representantes de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Ministério das Comunicações, conjuntamente com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estarão reunidos para debater a inclusão digital, em especial nesses Estados.

A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira (07.08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, onde esteve presente a representante do Ministério das Comunicações, Alcione Carolina da Silva. Na ocasião, ela destacou o investimento em tecnologia, e as parcerias para a implantação de laboratórios de informática para o processo de inclusão.

“Vivemos num país de muita desigualdade social e as parcerias são fundamentais para que possamos dar oportunidade a todas essas crianças que não têm acesso ao computador. Ele deve ser o artefato do cotidiano deles, para que não dependa de aparato privado”, disse Alcione.

Ela ainda destacou o processo de inclusão que está sendo feito em todo o Brasil. “Existem 3.219 pontos da antena Gesac em escolas, órgãos públicos, Sindicatos, Organizações não Governamentais (Ong’s), aldeias etc. Temos experiências de lugares, na Amazônia, onde o programa Gesac chegou primeiro que a energia elétrica. Para os Quilombolas, a internet comunitária deu a oportunidade para realizarem inúmeras ações ligadas a produção cultural. Isso tudo é reflexo de muito trabalho e luta”, observou.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, são 39 pontos instalados em escolas estaduais, associações comunitárias e prefeituras. Porém, ao todo, 281 escolas da rede estadual já receberam Laboratórios de Informática onde alunos, professores e comunidade têm acesso à internet gratuita e usufruem de seus serviços, já que a maior parte deles está ligada à rede mundial de computadores.

Também estiveram presentes na abertura, o secretário adjunto Administrativo e Financeiro da Seduc, Noí Borges Scheffer e o superintendente de Planejamento e Tecnologia da Seduc, Paulo Henrique.

O secretário adjunto salientou a preocupação do Governou do Estado com a implantação de novas tecnologias, proporcionando a inclusão digital, com o enfoque de cada vez mais agregar conhecimentos. “Estamos procurando melhorar a qualidade do ensino, sendo mais eficientes e investindo em estrutura, sistemas e suporte”, disse.

Já a coordenadora do Gesac em Mato Grosso, Maria Aparecida Ribeiro, que também participa do evento, apresentou o Portal Educacional. Esse sistema foi desenvolvido pela superintendência adjunta de Tecnologia da Informação (SATI) da Seduc para dar suporte educacional durante as aulas nos Laboratórios de Informática.

O superintendente Adjunto de Tecnologia da Informação, Acimar Lisboa, falou sobre a estrutura tecnológica que está sendo montada dentro da Secretaria de Educação para viabilizar os projetos de inclusão.

A programação segue durante a tarde com o debate de projeto comunitários e temas como Cultura Digital/Genrosidade Intelectual.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284593/visualizar/