Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 17:31

    Imprimir


Em virtude da baixa umidade relativa do ar e da elevação do número de queimadas urbanas e na zona rural, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis, por meio do Departamento de Ações Programáticas enviou um comunicado e entregou apostilas às unidades municipais de saúde solicitando que, além dos médicos, os agentes de saúde contribuam no processo de orientação à população durante as visitas domiciliares, divulgando os cuidados e medidas possíveis para evitar problemas respiratórios como infecções, alergias e outros agravos.

A entrega do material deverá servir de ferramenta para os agentes de saúde instruirem as famílias, principalmente as mães, das medidas eficazes de controle para as doenças respiratórias.

A coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Elizita Sodré, salientou que a criança é mais suscetível aos agravos infecciosos, especialmente nos dois primeiros anos de vida, em função da imaturidade imunológica. Ela destacou ainda que as doenças do aparelho respiratório, no ano de 2005, foram a segunda maior causa de internação infantil, com 31,77%.

De acordo com os dados de inalações realizadas no Hospital Municipal Dr. Antônio dos Santos Muniz, da Secretaria de Saúde, as crianças são mais prejudicadas com o tempo seco e a poluição das queimadas, pois no mês de julho deste ano foram realizadas 827 inalações pediátricas e 507 em adultos.

As estatísticas revelam ainda, que a partir do mês de abril, registrou-se números de inalações mais elevados. Em abril de 2006 foram feitas 738 inalações pediátricas; em maio, 929; e, junho 934. No mês de abril de 2005 chegou a registrar-se 1.145 inalações pediátricas.

Para evitar complicações, a população deverá tomar algumas medidas de prevenção a estas doenças, como abrir as janelas da casa todos os dias para arejar o local, as cortinas devem ser lavadas com freqüência, sempre que possível manter roupas, livros e objetos em armários fechados, evitar levantar muito pó durante a limpeza da casa, passar pano úmido no chão da casa, escolher o lugar mais arejado e quente para colocar a cama da criança, evitar tapetes e carpetes no chão, retirar os brinquedos de tecido ou bichos de pelúcia, colocar toalha úmida próxima à cama, principalmente antes de dormir, entre outras formas de controle.

Além do trabalho realizado pelas unidades de saúde, o Departamento de Ações Programáticas está realizando palestras nas escolas e creches sobre as doenças infantis entregando material educativo, planejando e realizando ações de promoção à saúde infantil, intervindo junto à criança e à família levando informações sobre bem estar e prevenção em saúde e demais atividades.

As escolas, creches, entidades e instituições onde se realiza cuidado de crianças ou onde se promova encontro de pais, podem solicitar as palestras e serviços em saúde infantil, da Secretaria de Saúde, ao número de telefone 3411-5013.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284599/visualizar/