Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 15:43

    Imprimir


Cerca de 70 agentes de saúde que trabalham nas unidades de Saúde da região Sul de Cuiabá fizeram uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) da Secretaria de Estado de Saúde, na última sexta-feira (04.08), durante a realização de um reunião, com o objetivo de conhecer as instalações do Centro e a forma de tratamento humanizado oferecido aos pacientes.

Segundo a Gerente do Caps Ad, Débora Blanco Canavarros, essa visita é uma resposta ao convite feito pelos técnicos e pacientes do Caps-Ad, quando em junho visitaram às Unidades Básicas de Saúde para que eles viessem conhecer o trabalho realizado na Unidade do Caps AD e as técnicas desenvolvidas na recuperação. “O objetivo”, disse a gerente, “é a tentativa de integrar as ações entre as unidades de Saúde do município e o Caps AD, numa sintonia em que o paciente com sofrimento mental tenham o mesmo atendimento, com políticas de reconhecimento como cidadão, incentivo a autonomia para que eles possam construir sua postura social”, disse ela.

Esta ação faz parte da construção de idéias em torno da nova abordagem sobre como deve ser tratado o paciente com transtorno mental inseridos na política de humanização do Ministério da Saúde. “Esta interação é preparatória para a ação que o Estado e o Ministério da Saúde vão desencadear. A ação se trata de uma capacitação que envolve os Agentes de Saúde”, disse a gerente Débora Blanco.

A capacitação acontece no mês de outubro, o curso dará subsidio de formas de abordagem no dia a dia do agente de saúde em relação aos casos de pessoas com problemas relacionados com Álcool e Drogas que necessitem de atendimento especial por meio do Centro. “O Agente de Saúde é o que têm o primeiro contato com as pessoas que necessitam de atendimento, bem capacitados facilita a abordagem e também terá resultados no convencimento em que o paciente precisa de uma equipe multidisciplinar para atendê-lo. O paciente dependente químico geralmente não aceita sua condição e quem sofre é a família. A rede pública de saúde possui esse serviço e que gera bons resultados”, disse Débora Canavarros.

CAPS-AD – O Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas, tem como objetivo principal promover a saúde de forma integral, objetivando fortalecer e ampliar a atenção dos serviços de saúde, desenvolver a automonia, implicando o usuário em suas próprias escolhas de vida e oferecer aos usuários do serviço, uma acolhida em espaço aberto e questionador, modificando a idéia de isolamento social como tratamento.

O tratamento oferecido na Unidade é fundamentado em um projeto terapêutico, tendo uma equipe multidisciplinar em movimento que se capacita e se integra, visando oferecer recursos de construção e garantia da cidadania, na busca de possibilidades de recuperação, de restabelecimento da autonomia e da re-inserção social através da atenção individual e grupal.

Segundo Débora Canavarros ao dar entrada no Caps-AD o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar que avalia as condições de saúde, e posteriormente é encaminhado para tratamento especifico que o problema requer. “Temos uma equipe especializada em saúde mental, para atender de forma especifica individualmente ou em grupo. Buscamos a melhor forma de tratamento, com o objetivo final, a recuperação e reinserção social através de atendimento especializado”, disse ela.

O Caps-AD realiza em média 250 avaliações de pacientes por mês, sendo que hoje em tratamento encontram-se 70 pessoas, divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite.

O funcionamento do Caps-AD vai de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manha às 9 horas da noite. O acolhimento de novos pacientes que procuram pelos serviços é feito das 7 horas da manhã às 6 horas da tarde, não sendo necessário agendamento para a busca do serviço ou cadastro. Maiores informações através do telefone, 3661-1801. O Caps fica situado na Rua Itaparica, esquina com a Avenida Adauto Botelho S/Nº, Bairro Vista Alegre- Coxipó- Cuiabá MT.

Site: www.secom.mt.gov.br - E-mail: redacao@secom.mt.gov.br secom.red@uol.com.br secom.secretaria@terra.com.br SECOM-MT (Redação) Fones: (65) 3613-4314 3613-4335 3613-4319 3613-4324





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284628/visualizar/