Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 14:15

    Imprimir


A terceira etapa do curso de formação continuada Eterno Aprendiz encerrou suas atividades no sábado (05.08). O último trabalho desenvolvido pelos mais de 6,1 mil participantes do curso, que ocorreu simultaneamente em sete municípios pólos, foi uma preparação para aplicar a avaliação formativa, que será realizada com os quase 300 mil estudantes do Ensino Fundamental, na rede estadual de ensino.

A avaliação com os alunos possibilitará ajustes de conteúdos e sistemas metodológicos na sistemática do curso, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Cesgranrio. Isso porque, ela trará um diagnóstico das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem e problemas em sala de aula.

Com base nesses resultados, vamos reforçar o conteúdo metodológico que será ministrado nas outras fases da capacitação. É importante ressaltar, que o professor também terá em mãos um excelente instrumento para mudar sua prática em sala”, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

A avaliação acontecerá em todos os municípios na próxima sexta-feira (10.08), nos três turnos de aula. Pela manhã, as provas serão aplicadas nas escolas de Ensino Fundamental logo após o intervalo. No período vespertino a avaliação ocorrerá às 13h e no vespertino, a partir das 20h. “As provas acontecerão simultaneamente”, observa a assessora dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros), Maria Aparecida Nolazco, “Cida”.

De acordo com ela, as provas da avaliação, que estão lacradas, já foram distribuídas aos 13 Cefapros, que são os responsáveis por acompanhar a sua aplicação em todo o Estado. Os aplicadores dessas provas serão professores que estarão em sala no dia e horário combinados, e professores indicados pela coordenação da escola. “Vale destacar que os alunos que estudam na primeira ou segunda fase dos Ciclos não farão as provas”, informa Cida.

Metodologia de aplicação

A avaliação não servirá para reprovar nenhum aluno, portanto não tem caráter eliminatório. As provas, que englobam 20 questões objetivas de Matemática e outras 20 de Língua Portuguesa, têm a finalidade de acompanhar a aprendizagem deles para aferir o que realmente estão aprendendo. Os alunos devem assinar a lista de presença, de acordo com o seu número na chamada ou no Diário de Classe.

“Também é importante dizer que os alunos das segundas e terceiras séries, ou ainda os que fazem a terceira fase do primeiro ciclo e primeira fase do segundo ciclo, deverão colocar os seus nomes nas provas. Esses alunos não preencherão as folhas-respostas”, destaca Cida.

Essas inscrições, informa a assessora do Cefapro, deverão ser preenchidas na folha de respostas pela coordenação da escola, conforme orientação dos Cefapros. Cida acrescenta ainda que após a transcrição das respostas na folha de resposta, esta não deve ser apagada, rasurada ou ter mais de uma alternativa assinalada.

A duração para a aplicação das provas é de 2h20. Os professores não deverão ajudar os alunos nas respostas. Eles deverão responder as questões sozinhos.

Eterno Aprendiz

A próxima etapa do Eterno Aprendiz será de formação continuada para os professores multiplicadores e está prevista para acontecer entre os dias 21 e 23 de setembro, em Cuiabá. Já a etapa que reunirá todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática, ainda não tem data marcada para acontecer.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284678/visualizar/