Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 07:06

    Imprimir


Uma criança de 1 ano, que nasceu com 27 dedos (15 nas mãos e 12 nos pés) e havia sido abandonada, foi operada com sucesso na cidade de Changsha, no centro da China, informou nesta sexta-feira a agência estatal Xinhua.

A operação foi realizada no Hospital Popular da cidade, financiada pelo Ministério de Assuntos Civis através de um programa que para ajudar 30 mil crianças abandonadas que sofrem problemas físicos ou psíquicos.

O bebê tinha oito dedos na mão direita, sete na esquerda e seis em cada pé, apresentando um estranho aspecto que, segundo a nota da Xinhua, pode ter sido o principal motivo de seu abandono. Ele também tem deformações nos lábios, língua e genitais.

A informação acrescenta que o bebê podia movimentar "com grande destreza" os 15 dedos de suas mãos, e não mostrava problemas para segurar a mamadeira e agarrar objetos, por exemplo.

"Não foi uma operação difícil e o bebê vai se recuperar em duas semanas", afirmou um dos cirurgiões, Liu Hong.

Segundo a agência chinesa, 66 mil crianças vivem em orfanatos e centros de atendimento em todo o país. Aproximadamente a metade apresenta problemas físicos ou psíquicos.

Muitas crianças órfãs, que em sua maioria são meninas, acabam sendo adotadas por estrangeiros. Estados Unidos e Espanha são as duas nações que mais adotam bebês chineses.

O programa do Ministério de Assuntos Civis só pagou por enquanto operações de parte das crianças com problemas. A estimativa é de que são necesárias cerca de 16 mil cirurgias.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285492/visualizar/