Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 14:23

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, falou na manhã desta quinta-feira (03.08) sobre o intuito do Estado de Mato Grosso de oferecer um curso de formação continuada tão abrangente e que, nos últimos seis meses, está mobilizando todos os professores da rede estadual de Educação que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“O profissional consciente necessita saber que sua formação não termina na Universidade. A característica mais interessante da formação continuada é que ela permite ao mesmo tempo diversos ganhos para o professor, muitos ganhos para os alunos e excelentes resultados para a sociedade”, disse Ana Carla a mais de 1,9 mil profissionais, durante a abertura da 3º etapa do “Eterno Aprendiz”, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

De acordo com a secretária, o baixo desempenho dos estudantes de Mato Grosso apontados por pesquisas e exames em nível nacional levou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a realizar uma qualificação com os profissionais, visando ao estudante. “Pretendemos ver os resultados já no início do ano letivo de 2007”, disse ela.

O “Eterno Aprendiz”, que ocorre desde fevereiro deste ano, atinge atualmente 6.192 professores que lecionam para os cerca de 300 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental. A qualificação é ofertada pelo Estado, em parceria com a Fundação Cesgranrio.

“A formação foi planejada e está sendo executada de forma a que os profissionais possam rever os métodos aplicados e possam oferecer aos estudantes o domínio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Com isso, possam desenvolver habilidades básicas”, afirmou a coordenadora do projeto, pela Cesgranrio, Nilma Fontanive.

Método

A coordenador explicou que o curso foi desenvolvido para que as deficiências apresentadas pelos alunos de Mato Grosso fossem sanadas. “Neste mês, por exemplo, vamos aplicar uma avaliação com todos os alunos do Ensino Fundamental. Com base no resultado poderemos fazer diagnósticos mais pontuais”, explicou Nilma.

Os professores que participam do “Eterno Aprendiz”serão submetidos a 100 horas-aula. Ao todo, os profissionais participarão de quatro encontros presenciais, distribuídos em 14 meses, onde serão feitas cinco avaliações. Para desenvolver este trabalho, a Seduc e a Cesgranrio contam com a ajuda dos profissionais dos 13 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), que também passaram por qualificação.

Prestação de contas

Ana Carla mostrou aos profissionais os custos realizados com a qualificação. “A intenção é ser transparente com os recursos públicos”, disse ela. Para ofertar o “Eterno Aprendiz”, a previsão é de que o Estado gaste R$ 10 milhões. Desse total, R$ 1,44 milhão foram destinados à contratação da Cesgranrio. Com o restante, a Seduc paga passagem, alimentação e hospedagem a todos os participantes, além da locação de salas e material didático.

Ao finalizar sua fala, durante a abertura do evento, a secretária de Educação apresentou uma pesquisa realizada com os profissionais durante as outras etapas. A pesquisa aponta que 99% dos professores aprovam a aplicação dos recursos com a qualificação e que a formação continuada está entre as prioridades na valorização dos profissionais.

“Este é um dos únicos que cursos que conheço onde não existe desistência e sim adesão”, concluiu Ana Carla. Quando iniciou em fevereiro, 5,8 mil professores participavam do “Eterno Aprendiz”; nesta 3ª etapa, mais de 6,1 mil estão participando.

Participantes

Além de Cuiabá, os municípios de Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Sinop e Rondonópolis sediam a terceira etapa. O número de participantes por pólo é: Barra do Garças (599); Cáceres (795); Tangará da Serra (587); Diamantino (351); Sinop (790); Rondonópolis (1.163).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285638/visualizar/