Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 07:07

    Imprimir


O consumo de tabaco aumenta o risco de artrite reumática em mulheres que não possuíam risco genético da doença, revelou um estudo divulgado hoje pela revista "Annals of the Rheumatic Diseases". Essa foi a conclusão de um estudo realizado por cientistas da Divisão de Reumatologia da Universidade da Califórnia, do qual participaram 115 mulheres após a menopausa que sofriam da doença, e 466 mulheres que não a possuíam.

A pesquisa incluiu a idade na qual as mulheres tinham começado a fumar, o ano em que haviam largado o vício e quantos cigarros fumavam por dia. A artrite reumática é uma doença inflamatória crônica na qual o próprio sistema imunológico do paciente ataca os revestimentos das articulações.

O fator mais importante que desencadeia a doença é a interação dos genes com o ambiente. Os resultados mostraram que o cigarro duplica as possibilidades de desenvolver artrite reumática em mulheres que não haviam herdado o gene HLA-DRB 1 SE, que é o fator genético da doença, assinalaram os cientistas em seu relatório.

No entanto, entre as mulheres que possuíam o fator genético, a exposição à fumaça do cigarro não foi vinculada ao aumento da doença. Além de suas conseqüências cancerígenas, "este é um dos maiores efeitos negativos do consumo de tabaco", assinalou a doutora Lindsey Criswell, que dirigiu o estudo.

Os autores afirmaram que o estudo utilizou mulheres de idade avançada e brancas, motivo pelo qual não está claro se outros grupos de idade diferente e de outras comunidades étnicas poderiam ver-se afetados da mesma forma.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285816/visualizar/