Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 20:30

    Imprimir


A Vigilância Sanitária de Campinas (95 km a norte de São Paulo) investiga cinco possíveis casos de febre maculosa ocorridas na cidade neste ano. Dois deles são pessoas que morreram em hospitais da cidade.

O alerta foi lançado depois que um homem de 45 anos morreu, no dia 31 de julho, quando a vigilância passou a buscar casos parecidos na cidade. A vítima morava no Jardim Eulina, onde também foram encontrados outros dois casos. Um deles havia morrido no dia 23 de julho. A quarta possível vítima da doença é um homem que mora na zona sul da cidade.

O quinto caso é o de uma criança que foi internada na terça-feira no hospital Mário Gatti. Como as outras possíveis vítimas, ela apresentava febre alta e manchas pelo corpo, além de morar em uma região com alta incidência de carrapatos que transmitem a doença. A criança deve receber alta ainda hoje e amostras de sangue enviadas ao instituto Adolfo Lutz.

A vigilância também não descarta que os casos investigados sejam de leptospirose ou dengue, que têm sintomas semelhantes.

Doença

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela.

O carrapato geralmente vive em animais de grande porte, como capivaras e cavalos, mas também pode se alojar em cachorros. Após o contato com a pele humana, o carrapato demora de quatro a seis horas após a picada para passar a bactéria que causa a doença.

Os sintomas da febre maculosa são febre alta, dor de cabeça e manchas na pele. Eles levam, em média, de sete a dez dias para se manifestar. Depois do aparecimento dos sintomas, o paciente deve procurar tratamento médico em no máximo uma semana





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285863/visualizar/