Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 18:33

    Imprimir


A estrutura dos órgãos públicos responsáveis pelo combate às queimadas no perímetro urbano da Grande Cuiabá será reforçada a partir desta quinta-feira (03/08). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fará a doação de 5 caminhões-pipa ao Corpo de Bombeiros e à Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá. A entrega será feita às 08 horas, na Companhia do Corpo de Bombeiros do bairro Coophamil.

Os caminhões são usados para apagar incêndios de pequenas proporções, pois são veículos equipados para o transporte de grande volume de água e que possuem mangueiras usadas para lançar jatos de água.

Dos cinco caminhões adquiridos pela Sema, dois serão usados pelo Corpo de Bombeiros e três ficarão à disposição do projeto “Quadrante”, da prefeitura de Cuiabá, que é responsável pelo combate às queimadas na Capital.

Os veículos ficarão nos parques urbanos de Cuiabá. Um ficará no Parque Mãe Bonifácia, um no Parque Massairo Okamura, no bairro Morada do Ouro, e outro no parque Zé Bolo Flô, no Coxipó.

Segundo o superintendente da Defesa Civil em Mato Grosso, coronel Arilton Azevedo, os caminhões serão usados para combater princípios de incêndio nas unidades de conservação e as queimadas registradas nos bairros vizinhos aos parques.

Um dos dois caminhões destinados ao Corpo de Bombeiros ficará no quartel de Várzea Grande, para atender os focos de queimadas registrados na Cidade Industrial.

Ranking

Tirar Mato Grosso do ranking nacional de queimadas é a principal meta deste ano do Governo do Estado. Os responsáveis pela gestão do fogo no Estado estimam uma redução de 15% este ano no número de focos de calor durante o período de proibição, que começou no dia 15 de julho e se estenderá até o dia 15 de setembro.

Em 2005, o Estado pela primeira vez nos últimos vinte anos deixou a liderança do ranking. Com uma redução de 34% no período de proibição, Mato Grosso caiu do primeiro para o segundo lugar. O Estado do Pará assumiu a liderança no ano passado. Números do Inpe indicam uma queda de 46% no número de focos de calor no primeiro semestre deste ano, em todo o Estado.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285878/visualizar/