Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 11:03

    Imprimir


Nesta terça-feira (01.08), o Estado de Mato Grosso passou a fazer parte, oficialmente, do voluntariado no país. O Protocolo de Intenções foi assinado entre os integrantes do Núcleo Regional dos “Amigos na Escola” e a Rede Globo, para atrair novos voluntários ao processo educacional. O Núcleo Regional do “Amigos na Escola” é composto pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a TV Centro América.

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Maria Amaral Penna, com a parceria o Estado conseguirá atingir todas as vertentes para levar os voluntários às escolas. “À Seduc cabe mobilizar e dar apoio e suporte técnico às escolas estaduais; à Undime cabe fazer este mesmo papel junto às escolas municipais; e já a TV Centro América deve dar visibilidade ao projeto”, destacou.

Roberta observou ainda que o voluntário é uma peça importante na escola. “A educação extrapola a sala de aula, e é com a boa vontade dessas pessoas que podemos fazer o acompanhamento integral dos alunos”. Contudo, esclarece ela, o voluntário não substitui as funções do profissional da Educação. “Ele atua como um complemento no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo, deve trabalhar em consonância com a direção da escola e professores”.

Para o presidente da Undime, Sirineu Moleta, estimular e desenvolver o projeto de voluntariado nas escolas é garantir o direito básico do aluno, de acesso e permanência na escola. Segundo ele, a parceria com o “Amigos da Escola” dará mais visibilidade aos trabalhos voluntários. “Poderemos mostrar ainda mais o lado bom que as pessoas têm para oferecer”, afirmou.

Amigos da Escola

O projeto "Amigos da Escola" incentiva a participação de voluntários no desenvolvimento de ações e projetos educativos e de cidadania realizados em benefício da escola e da comunidade. A Seduc é parceira do “Amigos da Escolas” desde 2005, porém, somente este ano o núcleo regional foi criado.

“O Núcleo veio para que pudéssemos reestruturar o banco de dados no Estado para dar mais visibilidade, já que as pessoas não sabem o que devem fazer para ser voluntária”, explicou a coordenadora do “Amigos da Escola” em Mato Grosso, Maria Cristina Santos.

Para facilitar a adesão ao projeto, os integrantes do Núcleo já disponibilizaram no site da Seduc: www.seduc.mt.gov.br, um link com as informações sobre o projeto e o procedimento correto para o cadastro e ser um voluntário. “O voluntário é um apoio social. Com isso, vamos fortalecer educação pública e Mato Grosso”, concluiu Maria Cristina.

O projeto “Amigos da Escola”, implementado pela TV Globo e emissoras filiadas, é desenvolvido em parceria com a Petrobrás, o Instituto Faça Parte, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Undime, além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285985/visualizar/