Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 16:33

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso deve receber recursos da ordem de R$ 900 mil para financiar projetos de doutorado por meio do programa Ciência na Amazônia Para o Brasil, conhecido popularmente como Acelera Amazônia. O projeto beneficiará todas as universidades públicas da região Norte do país, além de Mato Grosso e Maranhão.

Tanto a Unemat quanto a UFMT vão receber recursos no valor de R$ 900 mil para financiar dois projetos de doutores a fim de dotar a região da Amazônia com profissionais qualificados.

O projeto foi proposto pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós–Graduação da Região Norte (FOPROP – N), que tem como proposta criar uma rede de colaboração entre as universidades para formação de profissionais qualificados para pesquisa e pós-graduação na Amazônia, nas modalidades de mestrado e doutorado interinstitucional, conhecidos como Minter e Dinter.

O projeto tem como meta formar 700 doutores em quatro anos na região da Amazônia. Com a liberação desses recursos, a Unemat deve financiar o doutorado em Educação que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto recebeu parecer favorável da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que prevê a qualificação de 18 doutores.

O segundo doutorado que deve ser financiado pelo programa é o doutorado em Lingüística que esta sendo discutindo com a Unicamp, mas que ainda aguarda aprovação da Capes. É prevista a abertura de 20 vagas para formação de doutores.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286163/visualizar/