Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 15:45

    Imprimir


Responsável pelo controle e reposição dos estoques de sangue em Mato Grosso, o MT-Hemocentro sensibiliza a população para a importância do ato da doação. De acordo com a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabane, a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

A rotina do MT Hemocentro na busca de mais doadores coloca à disposição da população, na facilidade do acesso para a doação de sangue, a unidade móvel do MT-Hemocentro, na Praça da República, todas terças e quintas-feiras das oito às cinco horas da tarde e aos sábados das oito horas da manhã a uma da tarde. As equipes atendem todos os dias no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e no próprio MT-Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, 1055, Centro da Capital.

“Quem doa sangue, além de estar realizando um ato de amor e solidariedade está salvando vidas. Cada bolsa de sangue salva em média de três a quatro vidas”, disse a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne. Ela se refere ao fato de que, de uma doação se colhe, também, plasma e plaquetas sanguíneas o que possibilita que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver.

“O ato de doação é um ato espontâneo. O Estado busca sensibilizar a população, por meio de campanhas, sobre a necessidade da doação. Os doadores do tipo O, A, Ab e B são mais freqüentes, já os do tipo “O Negativo” são mais difíceis. Segundo dados da Secretaria, em Mato Grosso, 6% da população tem esse tipo de sangue. Daí a necessidade mais freqüente da busca desses doadores. O MT Hemocentro tem uma necessidade diária de 100 bolsas de sangue para atender com tranqüilidade a Baixada Cuiabana”, informou a diretora, lembrando que o serviço de coleta e transfusão de sangue no Estado forma hoje, desesseis unidades em 35 municípios mato-grossenses com cobertura de 100% desse tipo de serviço.

Vantagens

O doador de sangue recebe sem qualquer custo, resultados de exames de HIV, de doença de Chagas, de hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, de Malária e de Fator RH. Esses exames serão entregues diretamente na residência do doador num período aproximado de cinco dias após a doação.

Quem pode doar

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano. Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286173/visualizar/