Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 09 de Fevereiro de 2013 às 13:14
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


A Secretaria de Saúde e Saneamento de Nova Monte Verde realizará a campanha municipal contra raiva animal entre os dias 2 de abril a 30 de maio, informou a assessoria de comunicação. Com o slogan "raiva não tem cura, mas tem prevenção!", a campanha tem como objetivo vacinar cães e gatos (números não informados) para prevenir e interromper a transmissão do vírus.

Para o desenvolvimento da campanha, a prefeitura prevê o uso de postos fixos e volantes, podendo ainda ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais. A prioridade será áreas consideradas de risco. Os horários de vacinação ainda serão informados.

A raiva pode ser transmitida para o ser humano. Nos animais, os sintomas são mudança de hábitos (buscam lugares escuros) e comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.

A transmissão ocorre quando o vírus antirrábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/28655/visualizar/