Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 14:37

    Imprimir


A 5ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado/LetrAção já tem garantido o cadastro de 5.330 pessoas. Com as inscrições abertas desde 19 de julho, as pessoas com idade acima de 15 anos e que não sabem ler e nem escrever têm até a próxima terça-feira, dia 1º de agosto, para fazer o cadastro.

Implantado com a finalidade de reduzir o analfabetismo em Mato Grosso, o LetrAção já alfabetizou 39,5 mil pessoas e, atualmente, mais de 14 mil estão cursando a 4ª etapa. O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal - que paga os alfabetizadores-voluntários - e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – que fornece o material didático.

Segundo o coordenador do projeto, Luiz Carlos Trovo, o sucesso obtido pelo LetrAção se deve a parcerias realizadas com prefeituras, clubes de serviço, associações de moradores, entre outras. “O LetrAção é uma ação social. Portanto, necessitamos do auxílio de toda a sociedade”, disse.

O coordenador destaca que os alfabetizadores-voluntários são os maiores parceiros. “Geralmente são pessoas qualificadas que estão sem vínculo empregatício e aderem ao projeto. Elas saem pela comunidade cadastrando os não-alfabetizados”, conta.

Para ser um alfabetizador-voluntário, a pessoa deve ter nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras; ou estar fazendo curso superior na área da educação, com experiência em alfabetização de adultos. Para dar as aulas, durante seis meses, esses voluntários recebem uma ajuda de custo de R$ 120 e mais R$ 7 por alunos, mensais.

A Seduc ainda oferece aos alfabetizadores-voluntários um curso de qualificação e realiza encontros mensais. A carga horária do LetrAção é de 260 horas e, assim que o aluno termina o curso, já é orientado a se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino para adultos oferecida Seduc.

Inscrições

Até o dia 1º de agosto, as pessoas: não-alfabetizados, alfabetizadores-voluntários e familiares dos que não sabem ler e nem escrever, podem se cadastrar em uma das Assessorias Pedagógicas da Seduc ou Secretarias de Educação dos 140 municípios do Estado.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo Disque-Alfabetização: 0800 647 6325, mantido pela Seduc, por meio da Superintendência de Ensino e Currículo, que também atende pelos telefones: (65) 3613-6325 ou 3613 6447.

Já na Capital, as inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria de Estado de Educação, localizada no Centro Político Administrativo, rua projetada B, s/n. se cadastrar.

Pescando Letras

Além do LetrAção, este ano foram abertas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado/Pescando Letras, que também é um projeto de alfabetização, mas direcionado às comunidades de pescadores de Mato Grosso. O processo de inscrição é o mesmo do LetrAção.

De acordo com Trovo, todo o material pedagógico é diferenciado e voltado para a realidade das comunidades ribeirinhas de Mato Grosso, como a dos pescadores de Barão de Melgaço, Cáceres, Barra do Bugres e Cuiabá.





Fonte: Seduc

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286745/visualizar/