Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 12:18

    Imprimir


No primeiro dia do Curso de Capacitação de Secretários das Escolas de Educação Profissional, realizado nesta quinta-feira (27), em Cuiabá, houve um levantamento entre grupos de participantes para saber quais são as principais dificuldades ou dúvidas que geralmente emperram o trabalho de uma secretaria de educação profissional.

Este foi o enfoque no qual se desenvolveram os trabalhos efetuados pelos coordenadores neste evento de capacitação, que vem sendo realizado no auditório da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). Com as informações fornecidas pelos integrantes das secretarias de educação profissional de todo o Estado, foi possível fazer um diagnóstico das principais necessidades dos profissionais.

Cada dúvida ou dificuldade foi discutida durante as oficinas de experiências - um período importante de interação, em que cada participante pôde expor sua realidade de trabalho, seus desafios e limitações no cargo. “Expor cada situação e ter identificado as necessidades de cada grupo foi importante para construir um diagnóstico para nortear o trabalho junto aos coordenadores do curso”, considerou a participante Milena Tosta, do Senai de Várzea Grande.

Conforme destacou Maria das Graças de Oliveira Figueiredo, uma das coordenadoras e que integra a equipe da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec, com as dificuldades e as necessidades identificadas entre os grupos, o próximo passo foi trazer um entendimento sobre a legislação vigente quanto à educação profissional e da parte da gestão administrativa, abordando particularidades e especificações importantes para um bom andamento das providências gerenciais.

“Cada secretaria deve ter bem claro que existe a legislação ao seu favor e a qualquer momento que se faça necessário deverá ser consultada”, declara Maria das Graças. Quanto à parte construtiva pedagógica, propriamente à escrituração de uma secretaria escolar, por exemplo, montagem e manutenção de arquivos, diários de classe, livro de matrícula, de controle e expedição de certificados e diplomas e livro de registros de processos especiais entre outros, estes assuntos foram apresentados e explicados pela coordenadora Nelci Salete Basso, com o suporte e assistência dos demais membros da coordenação que são Geraldo Grossi Jr e Ilda Chavarria Fernandes.

Ao final do curso, que se encerra no período da tarde (17 horas) desta sexta-feira (28), terão sido discutidas todas aquelas diretrizes que servirão de base para um delineamento de ações de operacionalização da Secretaria Escolar de uma unidade de Educação Profissional em Mato Grosso.





Fonte: []

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286768/visualizar/