Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 17:50

    Imprimir


As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), foram prorrogadas até o dia 31 de julho.

Depois de credenciados, eles poderão inscrever, até o dia 9 de agosto, quantos alunos quiserem de suas escolas, para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão no dia 12 do mesmo mês.

As escolas que optarem por não participar da primeira fase, poderão inscrever seus estudantes para a segunda até o dia 21 de agosto. As provas dessa etapa serão realizadas no dia 23 de setembro.

O OBF é um evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem por objetivo usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

Ela também serve de preparação e fase classificatória para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano foi em Cingapura e no que vem será no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.

Na IPhO deste ano, cinco alunos brasileiros (número máximo que um país pode levar) participaram, três dos quais receberam menções honrosas.

Seleção internacional

Além da OBF, há mais três provas para selecionar os estudantes que vão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais. No próximo sábado, dia 9, das 13h às 17h, haverá a seletiva final para OIbF de 2006, que será realizada em Coimbra, entre os dias 23 e 30 setembro.

Onze alunos de todo o Brasil, que já passaram pelas provas anteriores, disputarão as quatro vagas brasileiras na OIbF. No mesmo horário, outros 48 estudantes de todo o país farão a primeira seletiva para IPhO de 2007. Eles ainda disputarão outras provas. No final, restarão cinco classificados.

Para que o aluno possa participar da OBF, é preciso que sua escola tenha pelo menos um professor credenciado no evento. Para isso, cada escola deverá preencher um cadastro de inscrição on line. Poderão se inscrever os estudantes que estiverem regularmente matriculados no ensino médio.

Eles devem concorrer na série em que estiverem cursando, caso contrário a escola será desclassificada. As inscrições são gratuitas. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.070 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para 80 mil.

A olimpíada é realizada em três fases. A primeira ocorre no mês de agosto, na escola de cada estudante. A prova é de múltipla escolha. A segunda fase é realizada no mês de setembro, em locais determinados pelo coordenador estadual. Podem participar os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos, definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).

Nesse caso, a prova é discursiva. Em outubro ou novembro, ocorre a terceira fase, na sede da coordenação estadual, na qual concorrem os estudantes que se classificarem na segunda. As provas da terceira fase exigem experimentos.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287233/visualizar/