Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 16:36
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso profissionalizou, por meio do projeto Arara Azul, praticamente todos os técnicos e apoios administrativos da rede estadual de ensino. Na manhã desta quarta-feira (26.07), a Secretaria de Educação (Seduc), realizou a entrega dos certificados de profissionalização para 387 cursistas, que concluíram a qualificação neste ano.

“Agora somos na letra da lei profissionais da Educação”, comemorou o técnico administrativo Teodoro de Almeida. “Agora somos pessoas muito diferente em tudo, na forma de pensar, na forma de agir, somos profissionais diferentes, menos tímidos, com mais coragem”, acrescentou.

O Arara Azul é dirigido à profissionalização dos funcionários da área técnica e de apoio administrativo educacional, que desempenham atividades nas escolas e na administração central. O objetivo é incentivar e aperfeiçoar os profissionais da Educação Básica.

A segurança no trabalho é, na avaliação dos formandos, o maior benefício que o projeto proporciona. “Antes tínhamos que fazer as coisas conforme as pessoas que estavam lá há mais tempo nos orientavam, não sabíamos se era o certo ou não. Agora com o curso não, podemos ver o que está errado e o que está certo”, disse Mariana de Assis e Silva, formanda do curso de Nutrição Escolar.

Desde 2003, o Arara Azul profissionalizou 2.594 técnicos e apoios administrativos. Além disso, fez o enquadramento e regularizou a situação de 1,2 mil profissionais que fizeram o curso, mas estavam com pendências na Procuradoria Geral do Estado - PGE. “Nós não temos demanda reprimida de nenhum enquadramento de profissionais que fizeram o projeto”, disse a secretária de Educação Ana Carla Muniz, que participou da formatura.

“A orientação é para que todos os técnicos e apoios administrativos fossem formados pelo Arara Azul, zerando portanto a demanda existente e resolvendo os problemas anteriores que estavam pendentes”, ressaltou Ana Carla.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado de Mato Grosso, Gilmar Soares, elogiou o empenho do Estado para garantir a profissionalização dos servidores. “Reconheço o esforço da secretária Ana Carla, que neste governo garantiu a continuidade do projeto Arara Azul”, frisou.

Melhor salário

O Arara Azul, ainda possibilitou que Mato Grosso figure nas duas primeiras posições do ranking de salários de técnicos e apoios administrativos do país, elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). “O salário dos nossos técnicos administrativos é o segundo melhor do país, e o dos apoios é o primeiro”, observa Ana Carla.

Esse bom resultado acontece devido ao fato de que, após sua conclusão do projeto, que dura em média um ano, os profissionais recebem aumento de remuneração que varia de 40% a 80%.

Profuncionário

Para dar continuidade ao projeto, este ano o Estado firmou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a implantação do Profuncionário. Este programa teve como modelo o Arara Azul.

Serão 200 vagas para a rede estadual e 800 para as prefeituras. As vagas serão destinadas a técnicos e apoios dos municípios que ainda não fizeram o Arara Azul e para os que entrarão no próximo concurso. A Seduc assumirá a coordenação do programa em Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287253/visualizar/