Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Julho de 2006 às 08:40

    Imprimir


A população de Chapada dos Guimarães é beneficiada no momento com duas qualificações profissionais, oferecidas gratuitamente através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). São desenvolvidos no Município cursos de empregada doméstica, com 30 alunos, e garçom, com 25. As duas capacitações iniciaram no dia 10 deste mês.

Para os participantes do curso de empregada doméstica, o treinamento dura aproximadamente 35 dias. São aulas sobre marketing pessoal, economia e gerenciamento doméstico, segurança no lar, cidadania e técnicas de trabalho na área culinária.

Este ano, o curso já qualificou um total de 130 mulheres. A qualificação também é realizada desde o dia 19 na cidade de Nova Mutum e já passou por Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Novo dos Parecis e Campo Verde. O próximo Município a ser atendido será Cláudia, onde as aulas iniciam no dia 31 de julho.

“Estamos com 100% do aproveitamento das vagas, já que o limite para o curso de empregada doméstica é 30. Após o treinamento, as secretarias de Ação Social dos Municípios ficam responsáveis por encaminhar as participantes ao mercado de trabalho. Já nas cidades onde temos postos do Sine, esta ação é de responsabilidade do próprio sistema. A qualificação dá oportunidade para que elas possam trabalhar não somente em casas de família, mas em restaurantes, lanchonetes, hotéis, entre outros”, explicou a coordenadora do projeto, Rosinei Calsavara.

Garçom

Na capacitação para garçom, o treinamento inclui aulas de introdução ao turismo e hotelaria, noções de ética e trabalho, noções de higiene e segurança no trabalho, restaurante, técnicas de trabalho do garçom, menus e cardápios, além de técnicas de serviços de bar.

“O curso de garçom também tem apresentado 100% de aproveitamento das vagas, afinal, esse profissional é uma figura importante na recepção ao turista, que vem a Mato Grosso em busca das belezas locais e espera um bom atendimento. Através da qualificação, esses profissionais têm um diferencial a oferecer tanto para seus clientes como a seu empregador, frisou Rosinei Calsavara.

Na segunda-feira (24.07), o curso de garçom iniciou em Pontes e Lacerda. Em 2006, já foram qualificados um total de 55 trabalhadores nesta área, atendendo a população de Sorriso e Campo Verde. .

Para realização dos treinamentos, a Setecs conta com a parceria do Banco do Brasil, que doou R$ 500 mil para investir em qualificação. Além da instituição financeira, prefeituras, os conselhos municipais do trabalho e o Senac complementam a parceria.





Fonte: Seduc

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287569/visualizar/