Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Julho de 2006 às 08:29

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso e o Ministério da Educação (MEC) assinam nesta semana um convênio que proporcionará formação profissional para 1.000 servidores da educação básica. A parceria, que será desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), objetiva o desenvolvimento do “Profuncionário”, programa que prevê a profissionalização de técnicos e apoios administrativos.

A superintendente de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica da Seduc, Mônica Agripina Botelho, e outras três técnicas da secretaria, participaram em Brasília, na semana passada, de um encontro nacional sobre o Profuncionário. Na ocasião, foram acertados os detalhes para a implantação da ação em Mato Grosso.

De acordo com Mônica Botelho, deste total de vagas (1.000), apenas 200 serão destinadas para os servidores da rede estadual. As outras 800 vão para as secretarias municipais de Educação. Isso porque, conforme a superintendente, a rede estadual já capacitou mais de 6.150 pessoas e faltam pouquíssimos profissionais. “Apenas uma mínima parcela que está para se aposentar. O que pretendemos é não deixar ninguém de fora”, observa.

Mônica ressalta que o Profuncionário, que foi desenvolvido pelo MEC, contou com uma participação efetiva da Seduc de Mato Grosso. Ela revela que até a grade curricular do programa foi baseada no projeto "Arara Azul", desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso de forma pioneira no país.

“A nossa demanda e missão da rede estadual já está cumprida. Servimos inclusive de exemplo para o Ministério e outros Estados. Todo o plano de trabalho do profuncionário, bem como a grade curricular do curso, foram feitos com base no nosso projeto Arara Azul”, salienta a superintendente.

A Seduc ainda vai coordenar o projeto no Estado, fazendo a seleção dos tutores, ajudando na sua aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), e também na consultoria aos municípios. Já está marcada para o próximo dia 31 de julho uma reunião de trabalho com os dirigentes municipais da Educação para a apresentação do programa.

Arara Azul

O Arara Azul, que é um curso de profissionalização, permite que os técnicos e apoios administrativos tenham um incremento salarial de no mínimo 40%. Implantado no ano de 2001, teve uma reformulação em 2003. Atualmente, a Seduc oferece a formação para 387 pessoas. Essa turma tem sua formatura prevista para acontecer no próximo mês.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287577/visualizar/