Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 21 de Julho de 2006 às 21:15

    Imprimir


Cerca de 150 alunos da Escola Estadual “Padre José de Anchieta”, localizada no município de Mirassol D’Oeste (a 283 km de distância de Cuiabá), participam de oficinas de arte como a pintura em guardanapos e aulas de reforço de Língua Portuguesa, dentro do projeto “Aplauso”.

Em visita a Mirassol, uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que coordena o “Aplauso” acompanhou as oficinas. “Fico contente em saber que estão aplicando bem a proposta do projeto, que é trabalhar o pedagógico com as crianças, envolve-las em atividades extra-curriculares. Com isso, eles passam mais tempo dentro da escola e fora das ruas”, explicou a gerente do Núcleo de Implantação Curricular, Clarice Fernandes de Mattos.

Nas oficinas os alunos usam toda criatividade e inovam pintando desenhos e flores em guardanapos e telas. Já nas aulas de reforço de Língua Portuguesa, as crianças aprendem a produzir textos educativos. A diretora da “Padre José de Anchieta”, Elsime Aparecida da Costa Guimarães, relatou que a unidade oferta aulas de futebol, voleibol e basquete.

“Também temos a parceria de voluntários. Eles realizam palestras educativas sobre drogas, valores humanos e cidadania, aulas de dança de rua, teatro e capoeira. Na parte pedagógica, nossos docentes desenvolvemos o projeto “Sala do Professor”, onde semanalmente eles se reúnem para trocar experiências, ler textos e assistir filmes educativos”, ressaltou Elsime.

Até o final do ano, mais duas escolas estaduais, a “Irene Ortega” e “12 de outubro”, também serão contempladas com o projeto.

Jauru

Em Jaurú (a 463 km de Cuiabá), onde o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, nas escolas estaduais “Francisco Salazar” e “Juscelino Kubstchek de Oliveira”, a equipe orientou os instrutores do Aplauso de como aplicar as ações. “Para o sucesso de uma ação é preciso o empenho de todos”, salientou Clarice.

Na segunda-feira (24.07), a equipe faz o acompanhamento das oficinas do Aplauso nas escolas estaduais do município de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá).

Aplauso Criado para ser uma das ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem e riscos educacionais, o projeto “Aplauso” foi implantado pela Seduc, no ano de 2004.

Com um investimento previsto para o ano de 2006 de R$ 4,5 milhões, o “Aplauso” atenderá cerca de 52 mil estudantes, em 108 municípios de Mato Grosso, contemplando 208 escolas estaduais.

Pelo projeto, os alunos têm acesso a oficinas culturais, artísticas, esportivas, além de aulas de reforço escolar. E todas essas ações, são desenvolvidas extra-classe, de forma que o aluno possa vir para a escola em horário integral.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288242/visualizar/