Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 15:54

    Imprimir


Os professores da Escola Estadual Maria de Lourdes, localizada em Guiratinga ( 315 km ao Sul de Cuiabá), estão transformando as aulas tradicionais em momentos agradáveis, com base em novas tecnologias. Utilizando recursos proporcionados pela informática, eles estão conseguindo chamar a atenção dos alunos, utilizando métodos comuns às crianças, como a internet.

Desde o início deste ano, por exemplo, conta a professora Elaine da Silva Carvalho, os alunos passaram a entregar os trabalhos por e-mails. “Os estudantes praticamente exigiram que os professores também fizesse o curso de informática básica, e percebemos que não tinha como ficar de fora e não utilizar esse recurso tão importante para reforçar o ensino”, observa a docente, que leciona as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.

Na unidade escolar todos os profissionais passaram pelo curso de informática básica, desde o diretor, passando pelo porteiro e merendeira, até os professores e técnicos administrativos. Além disso, a escola cumpre um importante papel social, já que estendeu os cursos à comunidade.

A monitora da formação, Karem Brito de Arruda, destaca que além de reforçar o aprendizado dos alunos, as aulas de informática também têm contribuído para melhorar a integração na escola. “Esperei muito por esse momento, pois sou monitora desde 98 e sempre bati na tecla de que a informática tinha o papel importante na evolução do aluno para esse mundo moderno”.

As aulas do laboratório são aproveitadas a cada minuto pelo aluno Rafael Santos, de 12 anos. “Aqui eu faço pesquisas, os trabalhos e já aprendi me comunicar por e-mail com a professora e com os outros alunos”, disse ele.

Esse trabalho de inclusão digital realizado nas escolas estaduais começou a ser desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desde 2004, com a implantação do projeto Conexão Escola, integrante da estratégia de governo Escola Atrativa.

A meta é elevar o conhecimento e o processo de ensino-aprendizagem nas escolas por meio da tecnologia, que também proporciona o acesso às aulas básicas de informática aos professores, alunos e de toda a comunidade escolar. Para a realização dos cursos de informática básica, a Seduc disponibilizou um CD-Room com todas as instruções básicas da formação.





Fonte: 24horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290480/visualizar/