Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Julho de 2006 às 20:50

    Imprimir


As escolas da rede estadual de ensino, localizadas em Rondonópolis (a 214 km de distância de Cuiabá), estão proporcionando a inclusão digital de alunos, professores e comunidade. A ação está sendo desenvolvida por meio do Sistema Portal Educacional, implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que proporciona a realização de cursos de informática nas escolas.

Nesta terça-feira (04.07), uma equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Seduc (SATI) visitou as escolas Marechal Dutra, Renilda Silva Moraes e André Antônio Maggi para conhecer o trabalho desenvolvido nos laboratórios, por meio do Portal. Para a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Ribeiro, o resultado demonstrado nas atividades realizadas por alunos e professores revelam que o objetivo está sendo alcançado.

“Presenciamos aulas mais atrativas. O interesse do aluno em aprender e construir os seus conteúdos, onde o processo de ensino aprendizagem fica mais dinâmico. E com uso das novas tecnologias, eles têm a oportunidade de novos e constantes conhecimentos e preparação para um novo mundo que está surgindo”, explica a coordenadora.

No curso de Informática Básica, alunos e professores aprendem a arquivar, digitar e estruturar um texto, pesquisar trabalhos e navegar pela internet. “Estamos oferecendo o básico, mas que pra eles já vale muito. Ter a oportunidade de acesso aos recursos da informática vai ajudá-los tanto no processo de aprendizagem quanto no futuro, para o mercado de trabalho”, ressaltou a coordenadora do curso na escola Marechal Dutra, Ildacy Rocha dos Santos.

O futuro também é a preocupação da aluna Vanessa Rodrigues Freitas, de 14 anos, e que cursa a 7ª série do Ensino Fundamental. Pela primeira vez ela tem acesso a um computador e com o curso informática básica revela o aprendizado adquirido. “Pra mim tudo é novidade. Escrever o texto, arquivar, usar os recursos do portal, estou encantada e sei que vou precisar muito, saber tudo isso vai me servir no futuro“, disse.

O curso, que teve início em maio, é uma ação inédita no Estado e está sendo aplicado em todas as escolas que possuem Laboratório de Informática (LI). Até o momento, 10 mil alunos já foram contemplados com a ação. A expectativa é que até o final do ano o número de pessoas beneficiadas ultrapasse os 100 mil incluindo alunos, profissionais da educação, pais e comunidade em geral.

Portal Educacional

O portal propõe a inclusão digital e social ao mercado de trabalho e a melhoria dos indicadores de ensino em Mato Grosso. A ferramenta está sendo implantanda nas 275 escolas estaduais que possuem Laboratórios de Informática. O sistema, desenvolvido pela Superintendência Adjunta de Tecnologia da Informação (SATI) Seduc, dá suporte educacional durante as aulas nos laboratórios.

Para conhecer melhor essa ferramenta basta acessar o site da educação no endereço eletrônico www.seduc.mt.gov.br.





Fonte: 24horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290614/visualizar/