Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Julho de 2006 às 06:15

    Imprimir


O primeiro transplante de rosto do mundo foi considerado bem sucedido pelos cirurgiões que realizaram a operação.

A recuperação da sensibilidade pela paciente após vários meses da cirurgia foi considerada "excelente", e o progresso psicológico tem sido bom, de acordo com reportagem da revista científica The Lancet.

A operação foi considerada um marco por cientistas, que alertavam, contudo, que uma possível reação de rejeição causada pelo sistema imunológico da paciente teria um impacto devastador.

A francesa Isabelle Dinoire, de 38 anos, submeteu-se ao transplante em Amiens no dia 27 de novembro passado, depois de ter sido mordida por um cão.

A equipe de cirurgiões liderada por Bernard Devauchelle, do Centre Hospitalier Universitaire Amiens, passou para a história da medicina ao transplantar tecidos, músculos, artérias e veias retiradas de um doador morto para a parte inferior do rosto de Dinoire.

Fisioterapia

Os cientistas dizem que uma semana depois da operação, Dinoire pode comer e beber quase normalmente, e sua fala melhorou depressa. Segundo eles, apesar da volta da sensibilidade do rosto, a paciente vai precisar de mais exercícios de fisioterapia para restaurar os movimentos em torno dos lábios.

Eles dizem que Dinoire apresentou sinais leves de rejeição do novo tecido, mas a reação foi suprimida por medicamentos.

"O resultado funcional será verificado no futuro, mas este enxerto já pode ser considerado bem sucedido em relação à aparência, sensibilidade e aceitação pelo paciente", afirmou Deuvauchelle.

Desde a operação, uma equipe médica na China realizou um transplante e, uma equipe de ética do Royal Free Hospital, na Grã-Bretanha, está analisando um pedido para realizar um procedimento semelhante.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290928/visualizar/