Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 15:12
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Gerência de Educação e Capacitação da Superintendência do Sistema Prisional, entregou nesta segunda-feira (03.07), às 10 horas, no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), diplomas aos 55 formandos das turmas de alfabetização dos Projetos 'Por um Brasil Alfabetizado' realizado em parceria com o SESI e o 'Letração' em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Os Projetos Por um Brasil Alfabetizado/Letração visam erradicar o analfabetismo no Brasil.

Para isso o Governo Federal firma parcerias com Estados e Municípios, que direcionam suas ações à alfabetização de jovens e adultos com idade superior a 15 anos e que não tiveram o acesso ou permanência na Educação Básica.

Em Mato Grosso, a meta do governo federal para este ano, de acordo com o anexo da Resolução/CD/FNDE nº22, de 20 de abril de 2006 do Ministério da Educação (MEC), é a de alfabetizar 28.971 pessoas. No Centro de Ressocialização, 66 reeducandos freqüentaram as salas de aulas no ano letivo de 2005/02, onze alunos receberam seus diplomas numa cerimônia anterior, alguns foram transferidos, e outros por obterem o alvará de soltura. Pelos dois projetos, eles foram alfabetizados, aprenderam a ler, escrever e a fazer contas, deixando de integrar as estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual apontaram que em 2005, quase 10% da população mato-grossense não sabia ler nem escrever.

O Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) foi criado em fevereiro do ano passado e traz uma proposta diferenciada para o enfrentamento da questão prisional, voltada para a promoção da ressocialização e possibilidade de reintegração social, diminuindo a reincidência criminal. Para que esses objetivos sejam alcançados todas as ações estão voltadas para que o recluso seja estimulado a desenvolver seus potenciais através do trabalho e da educação.

Para o diretor do Centro de Ressocialização, Dilton Matos de Freitas, aos poucos os resultados positivos desse trabalho já podem ser vistos. “Em apenas um ano o Centro de Ressocialização formou 66 reeducandos, isso encoraja novos alunos e parceiros a motivação em sala de aula, e assim poderem se preparar para querer fazer um curso universitário. “Nunca é tarde para estudar, a aprendizagem é o melhor meio de saber o que queremos para o nosso futuro”, afirmou Dilton.

Outra atividade também desempenhada pelos reclusos é o artesanato, que tem possibilitado a inclusão de um número maior de trabalhadores, sem prejuízo à segurança e não alterando a rotina dos funcionários da instituição. Programamos uma exposição desses trabalhos no prédio da Sejusp. “A exposição desses trabalhos, têm boa aceitação no mercado, gerando recursos financeiros para ele e sua família”.

Para o coordenador do curso LetraAção, da Secretaria de Educação do Estado, a grande a satisfação de todos, alfabetizar os reeducandos com idade acima de 18 anos, é fundamental. “A oportunidade que eles tiveram nesse curso, nos trouxe satisfação e para eles o saber, esse é o caminho, o da educação”, disse ele.

Durante o encerramento, o secretário-adjunto de Justiça, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, agradeceu aos educadores, aos professores, aos reeducandos, os agentes prisionais, e com ênfase os parceiros que tornaram possível o trabalho desenvolvido com eficiência. “O propósito de estudar é melhorar , olhar para a frente e para o alto. Acredito no trabalho, na religião e na educação para melhorar os nossos dias".





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291014/visualizar/