Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 07:41

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Gerência de Educação e Capacitação da Superintendência do Sistema Prisional, realiza na próxima segunda-feira (03.07), às 9 horas, no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), a cerimônia de formatura das turmas de alfabetização dos Projetos 'Por um Brasil Alfabetizado' realizado em parceria com o SESI e o 'Letração' em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

Os Projetos Por um Brasil Alfabetizado/Letração visam erradicar o analfabetismo no Brasil. Para isso o Governo Federal firma parcerias com Estados e Municípios, que direcionam suas ações à alfabetização de jovens e adultos com idade superior a 15 anos e que não tiveram o acesso ou permanência na Educação Básica. Em Mato Grosso, a meta do governo federal para este ano, de acordo com o anexo da Resolução/CD/FNDE nº22, de 20 de abril de 2006 do Ministério da Educação (MEC), é a de alfabetizar 28.971 pessoas.

No Centro de Ressocialização 40 reeducandos freqüentaram as salas de aulas no ano letivo de 2005/02. Através do projeto, eles foram alfabetizados, aprenderam a ler, escrever e a contar, deixando de integrar as estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual apontaram que em 2005, quase 10% da população mato-grossense não sabia ler nem escrever.

Ressocialização

O Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) foi criado em fevereiro do ano passado e traz uma proposta diferenciada para o enfrentamento da questão prisional, voltada para a promoção da ressocialização e possibilidade de reintegração social, diminuindo a reincidência criminal.

Para que esses objetivos sejam alcançados todas as ações estão voltadas para que o recluso seja estimulado a desenvolver seus potenciais através do trabalho e da educação. Para o diretor do Centro de Ressocialização, Dilton Matos de Freitas, aos poucos os resultados positivos desse trabalho já podem ser vistos.

“Em apenas um ano o Centro de Ressocialização já conta com salas de aulas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, ateliê de pintura em tela, fábrica de calçados, fraldas, vassouras e de bolas esportivas. Na área de prestação de serviços está em funcionamento a oficina de refrigeração e em fase de implantação, a marcenaria, uma fábrica de blocos de concreto para calçamento e uma fábrica de saneantes (produtos de limpeza)”.

Outra atividade também desempenhada pelos reclusos é o artesanato, que tem possibilitado a inclusão de um número maior de trabalhadores, sem prejuízo à segurança e não alterando a rotina dos funcionários da instituição. “Essa atividade oportuniza aos reeducandos uma forma de ajudar a família já que as peças têm boa aceitação no mercado, gerando recursos financeiros para ele e sua família”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291503/visualizar/