Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 17:45

    Imprimir


Implantado este ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para ampliar o acesso de jovens e adultos à educação básica, o Projeto Beija-flor já é um sucesso em muitas escolas da rede estadual de ensino. A Escola Estadual Verena Leite de Brito, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 Km de Cuiabá) é um exemplo disso.

A diretora da unidade escolar, Maria Gorette Rodrigues de Almeida, informa que a iniciativa está beneficiando mais de 400 alunos com idades que variam de 17 a 50 anos de idade. “Antes do projeto nós atendíamos 120 alunos no período noturno em cinco salas de aula. Agora, já estamos com 14 salas ocupadas, totalizando mais de 400 beneficiados. A tendência e crescer devido a procura”, ressaltou.

Maria conta que atualmente a escola atende cerca de 1,6 mil alunos nos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de crianças de jovens do município, a unidade escolar também oferece atendimento educacoinal aos estudantes dos Quilombos “A Cor é Bela” e “A Bela Cor”, localizados respectivamente, a 35 e 50 km do município.

Mas não é só o Beija Flor que é sucesso na instituição de ensino, que desenvolve outros projetos de destaque, como o “Xadrez na Escola”, que beneficia 600 alunos do Ensino Médio. Uma vez por semana, os estudantes, orientados pelo professor de educação física, praticam o esporte como forma de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade. “Funciona com uma atividade extra-classe e toda a comunidade escolar é convidada a participar. É um momento de aprendizado e também de integração”, destacou Maria.

Para a conscientização ética dos estudantes Maria relata que a escola tem o Projeto “Louvor na Escola”. Neste, os professores de Língua Portuguesa, História e Geografia, abordam em sala de aula, de forma transversal, assuntos relacionados à droga, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, prostituição, entre outros.

“Com base no que foi discutido com os professores, os estudantes desenvolvem peças teatrais e de danças que são apresentadas a toda a comunidade escolar no final de cada mês”, observa a diretora.

A escola desenvolve ainda os projetos “Fanfarra na Escola” e “Horta Escolar”. “Essas ações são permanentes. Porém, ainda existem outras iniciativas que são realizadas com base em datas comemorativas”, frisou Maria, ao explicar que um exemplo desse tipo de ação paralela é o projeto “Copa na Escola”.

“Cada série ficou responsável por pesquisar sobre a cultura, política, economia, entre outros aspectos de um país que está participando da copa. As informações levantadas foram transferidas em cartazes e fixados por toda a escola. A iniciativa foi um sucesso, eles aprenderam com muita diversão”, finaliza.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291567/visualizar/