Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 04:40
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A facilidade com que o computador e a internet levam a informação a todos os cantos está sendo explorada pelos professores-formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros). Para garantir a qualificação contínua de 288 professores, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está se utilizando de cursos on-line.

“Além de utilizar as novas tecnologias para garantir a formação continuada dos profissionais, estamos fazendo com que elas cheguem a todos os setores da Educação, com vistas à inclusão digital”, disse o coordenador do Programa Nacional de Informática (Proinfo) em Mato Grosso e técnico da Seduc, João Carlos Medeiros, que participa do1º Encontro Regional dos Cefapros, que acontece entre hoje (29) e amanhã (30) em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).

Ele explica que os cursos são aplicados em parceria com o Ministério da Educação (MEC), no ambiente colaborativo e-proinfo - ambiente virtual do MEC, por meio da Secretaria de Educação à Distância (Seed). Em conjunto com o MEC e a Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), a Seduc está oferecendo 38 vagas para o curso de “Tecnologia na Educação”. O curso é em nível de Especialização e será ofertado com 420 horas, sendo 90% on-line.

O curso será aberto na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, e terá apenas duas fases presenciais: a primeira ocorrerá entre os dias 17 e 18 de julho e a segunda em julho de 2007 para a apresentação das monografias.

Ainda este ano, ressalta João Carlos, 250 professores também terão acesso a um curso de inclusão digital: “Mídias na Educação”, também em parceria com o MEC. O curso vai proporcionar a formação continuada para o uso pedagógico das diferentes Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como televisão e vídeo, informática, rádio e impressos.

“O professor poderá desenvolver as atividades em qualquer horário e local que tiver acesso a internet, com tempo de cinco horas por semana”, explica João Carlos. O “Mídias na Educação” iniciará em setembro de 2006, tendo 120 horas de duração. Os interessados em fazer o curso podem procurar o Cefapro de Cuiabá, a partir de 10 de julho, pelo telefone 065 3637 5262, com a professora Antônia Rosa Colar ou pelo e-mail: antoniacolar@yahoo.com.br.

Mutirão

Com recursos exclusivos do Governo do Estado, a Seduc ainda promoverá o “Mutirão da inclusão digital”, durante as férias de Julho deste ano. O curso é direcionado a profissionais docentes e não-docentes das escolas estaduais, que não tiveram acesso a informática.

“Queremos atingir aquelas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de alfabetização digital”, falou o técnico. Para realizar o mutirão a Seduc utilizará exclusivamente os laboratórios de informática da rede, “com isso, estará sendo feita a inclusão social, através da inclusão digital”, diz João Carlos. O curso é de informática básica de 40 horas.

Para que essas ações sejam possíveis, atualmente a rede estadual de Educação conta com 198 Laboratórios de Informática (LIs) em funcionamento e a programação de instalação de mais 320 até o final de 2006.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291733/visualizar/