Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 14:26
Por: Walney de Souza

    Imprimir


A população de Poconé tem motivos para comemorar. Na última terça-feira, dia 27, a equipe da administração municipal liderada pelo Prefeito Clóvis Damião Martins realizou a entrega de obras e equipamentos ao Hospital Geral de Poconé.

Ao todo foram reformas e ampliação da sala de Raio X, reforma da unidade transfusional e ainda aquisição de um novo aparelho Raio X com tecnologia de 1º mundo, somando investimentos superiores a R$ 130.000,00 (Centro e Trinta Mil Reais), alem de outras reformas já realizada no local em parceria com a Sociedade Beneficência Poconeana.

“Os investimento para o Raio X em parte já é reflexo da contenção de despesas promovidas pelo executivo, às vezes medidas amargas como redução de funcionários devem ser tomadas para que sobre recursos para investimentos como esse, que irá beneficiar toda a população em especial aos menos favorecidos” Destacou Clóvis.

Em apenas um ano e meio de administração são inúmeros investimentos na Saúde Municipal desde que Clóvis Martins assumiu a prefeitura. Nesse período houve conquistas importantes para o setor, entre elas a mudança do prédio do CAPS (Centro de Apoio Psicosocial) - que hoje possibilita um atendimento humanitário às pessoas portadoras de distúrbios psicológicos e mentais – e a mudança da sede da secretaria, bem como ampliação instalação de Centros odontológicos e reformas dos PSFs dentro dos padrões exigidos, adequação do PSFS do distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo e ainda ampliação dos atendimentos e exames com o novo laboratório implantando no início da administração adequação do Pronto Atendimento Médico (PAM). Um dos últimos investimentos foi à construção do PSF do Distrito de Cangas, uma nova Unidade de Saúde (US) que recebeu o nome Antonio Bernardino de Campos tendo 250 metros quadrados de área construída, incluindo centro odontológico, central de atendimento médico, posto de coleta de laboratório, salas de curativo, imunização, avaliação, esterilização, farmácia além de uma belíssima recepção. A unidade recebeu ainda novos equipamentos e mobiliário.

Quanto ao Hospital Geral, para Lucia Paes, presidente da Sociedade Beneficência Poconeana que coordena a instituição, um melhor atendimento proporcionado à população nos dias de hoje é graças ao desempenho da Secretária de Saúde Ilma Figueiredo e ao próprio prefeito; “Hoje graças a Deus nos sentimos felizes com essa parceria em poder dar a população melhores condições”, destacou Lucia, mesmo assim confessa que o hospital ainda precisa de muita ajuda, seja da sociedade civil organizada ou mesmo dos governos municipal, estadual e federal.

Já a Unidade Transfusional terá acompanhamento direto de uma bioquímica e poderá atender aos pacientes que precisem de doação de sangue. No passado sem a unidade gerava-se um gasto muito grande, em algumas das vezes foi deslocada para capital uma ambulância apenas buscar uma bolsa de sangue, hoje isso mudou.

Na avaliação da Secretaria Ilma Figueiredo a saúde tem evoluído, mas ainda se tem muito a fazer, “Todo investimento na área de saúde ainda é pouco, já fizemos muito e iremos fazer mais durante a administração do prefeito Clóvis. Desde o dia 12 quando já estava funcionando o Raio X, já fizemos 500 exames. Isso demonstra a vontade de trabalhar de toda equipe da atual administração e a certeza de fazer uma Poconé para todos. Uma Poconé de todos nós!” destacou Ilma.

Para solenidade de inauguração muitos populares estiveram presente, além do staff do prefeito, profissionais da saúde e os vereadores que o apóiam, entre eles o vereador Lauro Eubank (PFL), que entusiasmado propôs uma grandiosa mobilização para auxiliar o Hospital, “Vamos com apoio da Rádio Comunitária local fazer uma linda campanha para beneficiar o nosso Hospital”.

Para vereadora Mariana Pereira (PMDB) que também esta preocupada com a instituição a busca para recursos financeiros será feita até mesmo na capital, “Iremos buscar apoio da Assembléia Legislativa e do Governo Estadual, não podemos ficar parados, a prefeitura faz a parte dela agora vamos dar também a nossa contribuição para esse hospital que é nosso”, destacou a vereadora.

Para população carente e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os exames de Raio-X serão gratuitos e os atendimentos particulares, os recursos recebidos serão destinados ao Próprio Hospital.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291809/visualizar/