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Educação/Vestibular
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 09:35
Por: Soraia Ferreira

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Sinop, MT – O desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor são os três itens que compõem a receita de um ensino de sucesso, de acordo com o superintendente-adjunto de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marcio Tadeu Pereira Magalhães. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (28), durante sua palestra na Conferência Educacional – “Paradigmas Educacionais: suas implicações no cotidiano escolar", realizada pela Unemat, no campus Sinop.

O superintendente-adjunto disse que esse desenvolvimento não se refere apenas aos alunos, mas envolve toda a comunidade escolar - professores, coordenadores e demais profissionais da escola. “O desenvolvimento integrado desses três ingredientes é o mais importante”.

Para ele, o desafio no processo ensino-aprendizagem está em ampliar o aspecto afetivo dos integrantes da comunidade escolar. “Desenvolver a afetividade na escola é adquir hábitos simples e atitudes que expressam o sentimento. Por exemplo: solidariedade, sensibilidade, companheirismo e amizade”, ensina Márcio.

Durante a palestra, ele convidou os participantes do encontro a experimentar aspectos práticos desse desenvolvimento. “Quero que todos se abracem”, pediu Márcio. “A expressão carinhosa garante o sucesso escolar. É importante apoiar o desenvolvimento afetivo do outro”.

Com o item afetividade desenvolvido, professores e alunos ficam aptos ao desenvolvimento cognitivo. Assim, a aprendizagem de conteúdos se torna mais fácil e prazerosa. “Para a apropriação das informações e do conhecimento produzido pela ciência, é preciso estar integrado as outras dimensões: afetiva e motora. Assim, o conhecimento possibilita a construção de relações positivas”, explica o professor.

Do ponto de vista motor, o corpo, que não é matéria inerte, faz parte da construção da identidade humana e, portanto, precisa estar integrado ao desenvolvimento da pessoa. “Profissionais e alunos precisam se movimentar”.

O superintendente-adjunto destacou que gestos tão simples como dar e receber afeto são fórmulas importantes para instigar o processo ensino-aprendizagem e chegar à educação de qualidade. “Essas dimensões de desenvolvimento humano precisa ser preocupação da educação”, finalizou.

A Conferência de Educação aconteceu entre os dias 25 e 28. O evento foi organizado pela turma de formandos do Curso de Pedagogia da Unemat, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Participaram do encontro, que contou com palestras de várias autoridades do setor educacional, alunos do curso de Pedagogia, técnicos da Seduc e professores-formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).





Fonte: Da Assessoria

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