Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 23:59

    Imprimir


A rede municipal de ensino em Várzea Grande celebra mais uma conquista. Foram entregues, nesta segunda-feira ( 26.06), 150 certificados de conclusão do curso de Informática Básica, oferecido pelo Centro Educacional Oscar da Costa Ribeiro, no bairro São Mateus. O projeto "Comunidade Digital" é promovido e gerenciado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec).

Na cerimônia, realizada no próprio auditório da escola, o prefeito Murilo Domingos cumprimentou a direção do colégio pelo empenho e comemorou a conquista de resultados positivos. "A administração municipal não tem medido esforços para atender aqueles que querem uma chance a mais na educação, seja nas áreas artísticas ou técnicas. Com esse curso de informática, a população dá o primeiro passo para encarar o mercado de trabalho, mais exigente a cada dia. Estamos no caminho certo, por isso vamos continuar no batente, para que muitas outras turmas também alcancem essa oportunidade", frisou.

O aluno da 8ª série, Diego dos Santos, 15, um dos formandos do curso, concordou com o prefeito. Ele avaliou positivamente a iniciativa e afirmou que essa não era uma oportunidade fácil de se encontrar. "Para se conseguir um bom emprego, é necessário ser qualificado. Se antes eu só sabia ligar e desligar o computador, hoje já sei usar todas as ferramentas do Windows e navegar da Internet. Com isso, vou melhorar meu currículo e quem sabe até realizar o meu sonho de ser engenheiro agrônomo", considerou. Diego conta, ainda, que continuará o curso, agora em nível mais avançado. "Foi só o começo, ainda tenho muito para aprender".

Em seu discurso durante a solenidade, o secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra, lembrou que assim como acontece na Escola Oscar Ribeiro, outros 16 laboratórios de informática são mantidos pela Prefeitura. "A escola deve ser o centro de ação da comunidade. Sua participação é importante como referencial de cidadania e construção da democracia. Por isso, estamos trabalhando para superar as dificuldades na educação de Várzea Grande, qualificando não só estudantes, como também professores e moradores em geral", ponderou, anunciando a construção de mais de 50 salas de aula no município até o fim de 2006.

Keila Mara Campani, 23, moradora do São Mateus e concluinte do curso considerou gratificante a experiência. "Abrindo as portas para comunidade, a Prefeitura está incentivando o contato com a tecnologia e possibilitando caminhos para que o povo não fique ultrapassado. Para mim, o treinamento vai melhorar meu desempenho como universitária, pois faço uma faculdade virtual. Espero que outras unidades de ensino também sigam o exemplo desta", comentou.

A diretora da unidade, Eva de Paulo Vieira Santos, disse que trazer a inclusão digital para alunos e população sempre foi um dos objetivos do colégio. "Com a ajuda sempre especial do prefeito e do secretário de Educação, nós estamos conseguindo atingir nossas metas e agora, além do treinamento básico, estamos ensinando também a Internet", explicou. Segundo ela, as aulas foram estendidas para 60 pessoas dos pólos vizinhos, além dos 55 estudantes do período noturno e 35 professores do centro educacional.

Um dos professores que recebeu o certificado é Carmindo Cândido Augusto, 37, ministrante da disciplina de Ciências. Esse já é o segundo curso na área de computação que ele realiza em seu local de trabalho. "Foi ótimo participar dessa iniciativa, porque pude saldar dúvidas, porque até então era leigo em web. Agora, posso usar o computador para melhorar minhas aulas, levando os alunos para o laboratório e ensinando novos recursos pedagógicos", apontou.

ESTRUTURA DO CURSO – A professora do curso de Informática Básica e Internet do Centro Educacional Oscar Ribeiro, Larissa Nascimento Câmara, informou que as aulas são ministradas duas vezes por semana, com duas horas de duração cada, totalizando 40 horas/aula. São duas pessoas por micro, as quais aprendem desde coordenação motora e componentes do computador, até programas do Microsoft Windows e Internet. Novas turmas já foram formadas para iniciar o curso, que já possui 80 inscritos da comunidade. Para alunos e professores da escola, as vagas ainda estão abertas e as aulas começam ainda esta semana.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291927/visualizar/