Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 27 de Junho de 2006 às 07:38

    Imprimir


O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT promove, de 27 a 29 deste mês, terça a quinta-feira, um seminário temático sobre população negra e educação, a ser ministrado pela Profª. Drª. Iolanda de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense. O evento é aberto ao público e será realizado sempre no horário das 8:00às 12:00 h, no auditório do Instituto de Educação, na sala 67, 3º piso. Os interessados devem procurar a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação para se inscreverem.

O Seminário é uma iniciativa do Programa de Pesquisa em Educação e Relações Étnico-Raciais e faz parte das atividades do Projeto Integrado de Cooperação Científica em Educação UFMT/UFF/PUCSP, financiado pelo CNPq/PADCT e pela FAPEMAT, além de estar inscrito nas atividades da Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular do PPGE/UFMT.

Durante o encontro, serão discutidas questões como a construção sócio-histórica do racismo; racismo e racialismo; aspectos particulares da construção do racismo no Brasil; o ideal de branqueamento; a projeção do racismo no trabalho e na educação; políticas de ação afirmativa para a população negra; a questão dos conceitos na pesquisa sobre negro e educação; a construção da identidade racial coletiva e individual; e espaços da pesquisa educacional em relações raciais.

CONFERENCISTA - A Profª Iolanda de Oliveira obteve seu doutorado em Psicologia da Educação na USP. É autora e organizadora de várias publicações sobre a temática das relações raciais e educação. Atualmente dedica-se a pesquisar as relações raciais e a formação de professores.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615- 8447.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292328/visualizar/