Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 22:50
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A partir de setembro desde ano, Mato Grosso se tornará referência em ensino da Língua Espanhola em todo o Centro-Oeste. Nesta segunda-feira (26), o Governo do Estado de Mato Grosso firmou uma parceria com a Embaixada da Espanha para a implantação de um Centro de Recursos Didáticos de Língua Espanhola, em Cuiabá.

O convênio foi assinado entre o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Jesus Martín Cordero e os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Darsie (Políticas Educacionais) e Noí Scheffer (Administrativo e Financeiro) - representando a secretária Ana Carla Muniz – e o secretário-adjunto Chefe da Casa Civil, Paulo Pitaluga Costa e Silva – representando o governador Blairo Maggi. As duas autoridades ausentes cumprem agenda no interior do Estado.

Pela parceria, o Ministério da Educação do Reino da Espanha irá aplicar 80.000 Euros na implantação do Centro de Recursos e, a cargo do Governo de Mato Grosso fica a cedência do local e de pessoal. De acordo, com Jesus Martín, Mato Grosso é pioneiro no ensino da Língua Espanhola no país e por este motivo foi escolhido para a implantação do Centro.

“Este estado foi o primeiro no Brasil que firmou convênio com a Embaixada para a qualificação continuada de professores”, disse o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha. Conforme ele, a difusão da Língua Espanhola no Brasil é uma política de integração regional entre os países da América Latina, inserida pela Espanha.

“Temos ciência de que a integração dos povos latinos só pode ser liderada pelo Brasil, diante do seu posicionamento geográfico. Essa integração possibilitará o desenvolvimento econômico e garantirá a paz. Sendo que a comunicação correta facilita nas negociações políticas”, afirmou Jesus Martín.

Além da aplicação dos 80.000 Euros – cerca de R$ 222 mil – o Governo do Espanha vai destinar cerca de R$ 40 mil por ano para o Centro de Recursos de Mato Grosso. O Centro é o quarto criado no Brasil, atualmente somente os Estados do Rio de Janeiro e do Pará e o Distrito Federal possuem Centros de Recursos da Língua Espanhola. O diferencial do Centro de Recursos de Mato Grosso é a capacidade para o atendimento de toda a região, sendo que os já instalados atendem apenas os estados.

Pioneirismo

Durante a solenidade a secretária-adjunta, Marta Darsie, fez um resgate histórico da inserção da Língua Espanhola em Mato Grosso. “Desde 2004, estamos trabalhando em conjunto com a Embaixada da Espanha na qualificação de professores”, lembrou.

Marta Darsie destacou que o Centro fortalece o trabalho que a rede estadual de ensino está fazendo para implementar a Língua Espanhola nas escolas estaduais de Ensino Médio. A sanção da Lei Federal número 11.161, em agosto de 2005, obrigou as escolas a ofertar, até 2010, a disciplina no Ensino Médio, mas, conforme Marta, em Mato Grosso a oferta é feita inclusive aos alunos do Ensino Fundamental.

“O aluno que aprende uma nova língua também tem uma outra perspectiva de crescimento futuro e uma nova oportunidade para enfrentar o mercado de trabalho. E, sendo o Espanhol a língua falada nos países vizinhos ele terá mais chances na hora de procurar um emprego”, falou Marta.

Entre as ações que estão sendo realizadas pela Seduc para cumprir a lei e dar novas oportunidades aos estudantes da rede pública estão: cursos de atualização; a inserção imediata da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular das escolas estaduais situadas em municípios de fronteira ou próximos à fronteira; a convocação de professores habilitados na língua para atuar nos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião; concurso público para professores de Língua Espanhola.

Das 637 escolas estaduais de Mato Grosso, 331 oferecem Ensino Médio e dessas apenas 89 possuem a disciplina de Língua Espanhola na grade curricular. Para atender essa clientela a Seduc têm no quadro funcional 150 profissionais, sendo apenas 60 efetivos.

Atividades

O Centro de Recursos Didáticos de Língua Espanhola deverá ser inaugurado durante a Literamérica, que acontecerá entre os dias 16 a 24 de Setembro. A estrutura do Centro contará com uma biblioteca, com acervo literário espanhol de 500 livros; uma cinemateca, com acervo de 200 vídeos e filmes espanhóis; e um laboratório de informática, com 25 computadores à disposição da comunidade.

Os cursos serão aplicados pelos professores especialistas da Seduc e da Embaixada da Espanha e dos países latinos. “Além dos professores e alunos da rede pública de todos estados da região Centro-Oeste, o Centro estará aberto para convênios com a rede privada”, disse o coordenador do Centro pela Seduc, Julio Zavala.O outro coordenador será Juan Fernades, pela Embaixada da Espanha.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292393/visualizar/