Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 23:50

    Imprimir


Dados do Conselho Tutelar repassados pelos 30 municípios que aderiram ao Programa Sentinela no Estado, revelam que aproximadamente 2.390 crianças e adolescentes foram abusadas ou exploradas sexualmente em Mato Grosso entre os meses de janeiro a maio deste ano.

Ainda segundo as informações do Conselho Tutelar as maiores vítimas são crianças do sexo feminino, com 1.386 casos registrados durante o mesmo período e 1000 (mil) casos envolvendo crianças e adolescentes do sexo masculino.

O Programa Sentinela tem como objetivo amparar as crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, oferecendo-lhes apoio médico, psicológico, de assistência social, além de proporcionar alimentação e atividades de cultura, esporte e lazer.

Preocupado com os números revelados pelo Programa, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, vereador Valtenir Pereira (PSB), apresentou durante sessão ordinária na Casa de Leis, o projeto que institui a criação do “Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, a ser lembrado anualmente no dia 18 de maio, data que passará a fazer parte do calendário oficial de eventos na Capital. O projeto deverá entrar em pauta de votação a partir das próximas sessões.

“Quando elaborei este projeto de lei, tive a intenção de alertar sobre um problema que na maioria das vezes passa despercebido pela sociedade. Na verdade a data é a mesma instituída nacionalmente, em 1998, na Bahia, pela Organização Internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, no Brasil. É uma data para ser lembrada como forma de prevenção, de indignação, para que as pessoas que conheçam ou que passaram por esta infelicidade tenham a coragem de denunciar”, enfatizou Valtenir.

Ainda segundo o vereador, a data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Brasil, depois do escândalo que chocou o país, envolvendo a menina Araceli Cabrera Sanches, que aos oitos anos de idade, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292988/visualizar/