Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 20:40
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


As políticas educacionais adotadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) fazem parte da programação da Conferência Educacional – “Paradigmas Educacionais: Suas implicações no cotidiano escolar", que inicia no próximo domingo (25), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). O evento é promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com apoio da Seduc, e acontecerá até o dia 28 de junho.

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, falará, no dia 28, sobre as “Políticas Públicas e o Currículo: Opção ou imposição” e sobre a política de oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo ela, o Governo do estado de Mato Grosso tem se preocupado não apenas com o acesso à educação, mas com a permanência do estudante em sala de aula.

“Para que o aluno permaneça em sala de aula, temos que oferecer uma educação de qualidade e atrativa. Com essa premissa, implantamos o planejamento estratégico Escola Atrativa e por meio dele, várias ações foram desenvolvidas, com sucesso”, destaca a secretária-adjunta.

Entre as ações citadas por Marta, estão: a criação de um projeto específico para a EJA, o “Beija-Flor”, que abriu novas vagas e ofertou o ensino de forma diferenciada; a implantação do projeto “Eterno Aprendiz”, que irá avaliar e qualificar, por meio da Fundação Cesgranrio, todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática do Estado; e a melhoria da rede física das escolas estaduais.

“Estamos qualificando e executando políticas de valorização do profissional, mas dando acima de tudo condições dignas de trabalho aos profissionais da Educação”, disse Marta. “A política educacional do governo passa por todas as áreas e se preocupa fundamentalmente com o aluno, que é a razão de ser da Seduc”.

Ainda no dia 28 (quarta-feira), o superintendente-adjunto de Gestão Escolar, Marcio Tadeu Pereira Magalhães proferirá a palestra “Relações interpessoais no âmbito escolar” e a técnica da Superintendência de Ensino e Currículo, Gisselly Rodrigues apresentará a inserção do programa de Educação Ambiental do Governo do Estado como tema transversal nas escolas estaduais.

Cefapro

A conferência é direcionada a acadêmicos e profissionais da Educação. A Seduc custeará a participação de 139 servidores, entre professores-formadores, coordenadores e diretores dos 13 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

Ao término do encontro, nos dias 29 e 30, acontecerá no mesmo local o 1º Encontro Regional dos Cefapros, no qual professores especialistas e técnicos da Seduc repassarão novas técnicas educacionais e farão uma análise das práticas aplicadas.

Os Cefapros são responsáveis pela execução da política de formação continuada dos profissionais da Educação Básica da rede estadual de Educação. Entre as ações mais efetivas do órgão estão: o acompanhamento de disseminação da Escola Ciclada, Ensino Médio e EJA.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293001/visualizar/