Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 17:45

    Imprimir


Professores e acadêmicos do 5º ano da Faculdade de Veterinária da UNIC lançaram, nesta sexta-feira (23/06), o Projeto Carroceiro, que visa resguardar a saúde e o bem-estar dos cavalos transportadores de carga da grande Cuiabá.

Por meio do projeto, os animais recebem tratamento gratuito e os proprietários, a orientação necessária para a nutrição e manejo sanitário dos seus cavalos. Os animais são submetidos a análises clínicas, exames de raios-X e, quando é o caso, cirurgias.

“Mesmo quando o animal necessita de cirurgia, todo o procedimento é gratuito”, explica o professor Fábio Bernardes Shen. Os carroceiros também podem requerer ao Hospital Veterinário a doação dos remédios receitados para seus animais.

A coordenadora do projeto, a professora de Prática Hospitalar de Clínica Médica de Grandes Animais, Renata Gebara Sampaio Doria, explica que o objetivo é visar ao bem-estar do carroceiro e de seu animal, mas também oferecer ao acadêmico a oportunidade de vivenciar a prática profissional, já que o projeto favorece o aumento do número de animais tratados no hospital.

O acadêmico Luis Gonzaga concorda com a coordenadora. “O projeto é interessante para todos os lados”, afirma ele, destacando que ganham o carroceiro, o cavalo e também os alunos. “É um ótimo aprendizado, que nos oferece a oportunidade de estar tratando animais de grande porte”, reforça a aluna Rafaela Rodrigues Almeida.

Conforme os professores, são combatidas doenças como Cólicas, Manqueiras, Travagens, Pisaduras; Feridas da Moda e de Verão; Problemas reprodutivos; Problemas de Pele; Diarréia, entre outras.

Aprovando o projeto, o carroceiro Domingos Aparecido de Souza afirma que a ação é muito útil. “Não tenho condições de comprar remédios e consultar com um veterinário particular, mas tenho que cuidar da saúde do meu cavalo, que é meu instrumento de trabalho”, afirma ele.

Domingos ainda lembra que “já teve que sacrificar um animal por não conseguir bancar o alto custo do tratamento”. Ao saber do projeto, o carroceiro tratou de avisar seus companheiros de trabalho para que viessem até o hospital. “Vale mesmo a pena”, finaliza ele.

Para ser cadastrado no programa, basta o carroceiro comparecer ao Hospital Veterinário da UNIC com seu animal de tração, no dia 30 de junho, das 8h as 11h. Mais informações, 3615-1222.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293021/visualizar/