Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 10:00

    Imprimir


Em ano de eleições presidenciais, a “Propaganda Eleitoral” é o tema da 10ª edição da Semana de Comunicação do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON). O evento começa na próxima segunda-feira (19), às 19h30, e prossegue até sexta-feira (23), no auditório da instituição. A cada dia, um palestrante convidado abordará um enfoque relativo ao tema central da semana, tais como: a atividade profissional, as assessorias de comunicação, a legislação eleitoral, o panorama nacional e o marketing político. A X Semana de Comunicação é uma realização do UNIRONDON e o segundo ano do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.

Segundo o coordenador do curso de Comunicação Social, professor Javier Eduardo López, a escolha do tema partiu dos próprios alunos face aos acontecimentos políticos no cenário nacional iniciados no segundo semestre de 2005. As denúncias de caixa dois para campanhas eleitorais, o pagamento de “mensalão” a parlamentares e funcionários de alto escalão e mudanças na legislação eleitoral foram motivadores para a escolha do tema. Por isso, o símbolo do evento é um galo com a faixa presidencial em verde e amarelo. Os alunos uniram o ícone da propaganda a uma alusão ao posto máximo - o de Presidente da República -, na área política num país como o Brasil, cujo regime é o Presidencialismo.

“São temas que afetam diretamente a atividade dos profissionais da publicidade e da propaganda”, avalia o professor Javier López. De acordo com ele, a semana não só proporciona uma vivência prática da atividade profissional aos alunos, mas exercita neles a capacidade de pensar, planejar e organizar eventos com a Semana de Comunicação. Javier explica que esse trabalho começa com a escolha do tema, a definição de recortes (abordagens) e a listagem de possíveis palestrantes. Posteriormente seguem planejamento comunicacional, de patrocínio e o levantamento de custos, assim como divulgação e preparativos finais.

“Para a UNIRONDON, existe uma preocupação do ponto de vista educativo em relação ao meio, que é muito importante para os alunos. Também entendemos que a definição de conduta ético-moral do aluno não começa na faculdade, mas esse espaço pode ser um aliado na construção dessa conduta. O evento é uma oportunidade para o aluno ter um contato mais íntimo com a realidade mercadológica, para que ele esteja preparado para alçar vôos mais altos na sua carreira profissional”, avalia o coordenador. López lembra ainda que a X Semana de Comunicação é uma atividade de extensão dentro do plano pedagógico do curso, cuja participação dos acadêmicos é obrigatória.

Conferencistas – Todos os convidados da área de publicidade e propaganda para X Semana de Comunicação são profissionais com larga experiência no mercado. O jornalista Pedro Pinto de Oliveira é o atual secretário de Comunicação Social de Cuiabá. Já ocupou o mesmo cargo na esfera estadual e é docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também trabalhou em várias campanhas eleitorais. A mais recente foi na eleição de 2004, quando atuou como coordenador de campanha do hoje prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). Conferencista do dia 19, ele vai falar sobre “As ASCOM no jogo eleitoral”.

O jornalista e publicitário Paulo Leite é atualmente o profissional responsável pelo marketing do senador Antero Paes de Barros (PSDB). Em 1990, ele foi o responsável pela campanha do então candidato a governador Jaime Campos (PFL), eleito, na época, governador do Estado com mais de 70% dos votos válidos. Paulo Leite também já foi secretário estadual de Comunicação Social e também municipal de Várzea Grande. É autor do livro "Parece que foi assim - Crônicas do Anedotário político Mato-grossense". Na obra, ele retrata histórias, curiosidades e bastidores do mundo político regional. No dia 20, o tema a ser abordado por ele é “O autêntico e o falso no MKT e propaganda política”.

O professor doutor Alfredo da Mota Menezes é cientista político e docente do Departamento de História da UFMT. Ex-presidente do Diretório Municipal do PSDB, Menezes é articulista do jornal A Gazeta e escreve às terças, quintas e aos domingos no caderno de Opinião. As conseqüências de fatos na política nacional e regional serão o foco do debate acerca do tema “As eleições de 2006 em MT perante os acontecimentos de 2005”, previsto para o dia 21, terceiro dia da X Semana de Comunicação, a partir das 19h30.

O publicitário Júlio Valmórbida é profissional experiente no mercado mato-grossense de MKT. Ex-secretário de Estado de Comunicação Social do Governo Dante de Oliveira. Valmórbida também foi coordenador de Marketing do segundo turno do hoje prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Ele também é ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda do UNIRONDON. Sua monografia de graduação tratou da temática eleitoral. O publicitário já coordenou diversas outras campanhas eleitorais na Capital e interior do Estado. Júlio Valmórbida é o palestrante do dia 22, com o tema “O desafio dos veículos de comunicação na arena política de 2006”

No último dia da X Semana de Comunicação do UNIRONDON a pirotecnia da campanha eleitoral sobre o crivo da Justiça Eleitoral será o tema da conferência “O TRE nas novas regras do pleito” com os juízes eleitorais Marilsen Andrade Adario e Gilberto Vilarindo dos Santos, responsáveis pela área da Propaganda Eleitoral, assunto ligado ao tema central do evento. As regras para as eleições de 2006, os direitos e deveres dos políticos, colaboradores e profissionais de comunicação social, assim com as sanções previstas em lei para práticas nocivas ao processo eleitoral, serão abordados pelos magistrados na última palestra do evento.

Programação:

Dia 19 - (Segunda-feira)

Conferencista: Professor Pedro Pinto de Oliveira

Tema: “As ASCOM no jogo eleitoral”

Dia 20 - (Terça-feira)

Conferencista: Paulo Leite

Tema: “O autêntico e o falso no MKT e propaganda política”

Dia 21 – (Quarta-feira)

Conferencista: Professor doutor Alfredo da Mota Menezes

Tema: “As eleições de 2006 em MT perante os acontecimentos de 2005”

Dia 22 – (Quinta-feira)

Conferencista: Júlio Valmórbida

Tema: “O desafio dos veículos de comunicação na arena política de 2006”

Dia 23 – (Sexta-feira)

Conferencistas: Drª. Marilsen Andrade Adario e Dr. Gilberto Vilarindo dos Santos

Tema: “O TRE nas novas regras do pleito”

Local: Auditório do UNIRONDON

Endereço: Avenida Beira Rio, nº 3001, bairro Jardim Europa – Cuiabá (MT)

Fone: 3316-4000





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293858/visualizar/