Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 10:28

    Imprimir


As incubadoras de empresa ligadas às universidades terão mais recursos para investir nos projetos que apóiam. O Ministério da Educação (MEC) vai repassar este ano cerca de R$ 2 milhões para fortalecer o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). Ainda não há previsão para a abertura dos editais e para o repasse do dinheiro.

De acordo com o secretário de educação superior do MEC, Nelson Maculan, o programa financia experiências inovadoras, permitindo a utilização do conhecimento universitário por quem tem boas idéias, mas não sabe como abrir um negócio. "A visão é recuperar a cultura tecnológica de alguns setores para que as pessoas possam montar suas próprias empresas", explica Maculan.

O apoio do Ministério da Educação poderá ampliar o trabalho de incubadoras universitárias de empresas como a existente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 11 anos, por meio dela, 380 empresas receberam apoio e nove empreendimentos passaram de incubados a autonômos. Entre eles, a cooperativa de pessoas portadores de deficiência limitada.

A organização busca a inserção pessoas deficientes no mercado de trabalho. Cerca de 100 portadores de necessidades especiais já foram beneficiados pela iniciativa. "Nós conseguimos entrar no mercado de trabalho. Hoje, geramos renda para um grupo de pessoas que estavam excluídas do mercado de trabalho. O apoio da universidade foi fundamental neste processo", conta Maria Andrade, uma das representantes da cooperativa.

O Ministério do Trabalho e Emprego estima em 43 o número de incubadoras de empresa ligadas às universidades no Brasil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294235/visualizar/