Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 09:40

    Imprimir


No próximo dia 17, sábado, o município de Primavera do Leste-MT, recebe o 1º Tecno Cotton 2006 – “a sustentabilidade do algodão no Cerrado”, promovido pela Facual e realizado pela Fundação Centro-Oeste e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio de diversas empresas.

O encontro abordará temas atuais relacionados à cultura do algodoeiro, como a situação e as perspectivas do algodão transgênico no Brasil, o impacto dessas cultivares transgênicas no sistema de produção, as novas cultivares para o Cerrado Brasileiro, o manejo fitossanitário, o manejo das áreas infectadas com nematóides e o sistema integrado de produção de algodoeiro.

Os assuntos a serem ministrados terão como palestrantes pesquisadores e especialistas da Cotton Consultoria, Ceres Consultoria, IAPAR (Londrina-PR), Embrapa Algodão (Campina Grande-PB) e Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS).

O palestrante e pesquisador da Embrapa, Fernando Mendes Lamas, apresentará os resultados de experimentos conduzidos em Primavera do Leste e que têm como objetivo “estudar alternativas para a produção de cobertura vegetal, visando principalmente o estabelecimento do Sistema Plantio Direto (SPD), nas condições do Cerrado mato-grossense”.

Segundo Lamas, a ênfase de seu trabalho está na produção sustentável de algodão, tendo como fundamento o SPD e a rotação de culturas, já que “através da utilização do Sistema Plantio direto, a sustentabilidade da cotonicultura mato-grossense pode ser significativamente melhorada”.

Nematologista da Embrapa, Guilherme Asmus, mostrará as “principais espécies de nematóides fitoparasitos que incidem sobre a cultura do algodoeiro em Mato Grosso e os motivos pelos quais os nematóides tornaram-se problemas em diversas regiões produtoras de MT, além disso, explicaremos quais estratégias podem ser adotadas para a produção de algodão em áreas infestadas”, detalha Asmus. O pesquisador também enfocará a “diversificação de atividades agrícolas como uma das principais aliadas na manutenção das populações dos nematóides abaixo dos níveis de danos”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294612/visualizar/