Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 20:20

    Imprimir


A dedicação aos estudos ajudou o estudante Thiago Garcia Machado, da Escola Estadual “Heliodoro Capistrano da Silva”, em Cuiabá, a conquistar uma bolsa de estudos em uma escola no Canadá. Ele recebeu esta semana a notícia de que foi um dos quatro escolhidos, no mundo, para estudar durante um ano no “Colégio Instituto Nancy Campbell”, localizado no município de London, província de Ontário.

Morador do bairro Parque Cuiabá, Thiago tem 15 anos de idade e está cursando o segundo ano do Ensino Médio. Em fevereiro deste ano, ele ficou sabendo, pela Internet, de uma bolsa de estudos em uma escola no Canadá, oferecida a alunos estrangeiros. Ele se inscreveu preenchendo um formulário com todos os seus dados.

A bolsa de estudos foi anunciada pelo Centro de Educação Canadense (CEC), uma empresa que dá informações e orientações sobre o Canadá para quem deseja estudar no país. “Eram apenas quatro bolsas, onde alunos de vários países disputavam a vaga, e eu consegui uma delas, isso me fez acreditar ainda mais no meu potencial e que todo o meu esforço valeu a pena”, declarou o aluno.

No último dia 19 de maio, a coordenação do colégio canadense entrou em contato com o estudante brasileiro, para fazer a avaliação do candidato. Durante a entrevista ele respondeu questões sobre a sua situação financeira, a sua família, suas notas escolares e os serviços que prestou à comunidade.

Na opinião de Thiago, o que prevaleceu durante sua entrevista, foi ter participado de ações voluntárias junto a paróquia de seu bairro. “O fato de o colégio ser uma instituição católica, eu acredito que foi levado em consideração a ajuda que ofereci à comunidade”.

De acordo com a diretora da escola, Maristela Rodrigues de Campos, o aluno sempre se dedicou e participou de todas as atividades escolares. “Ele é comunicativo, curioso e persistente, e isto facilitou a conquista da bolsa de estudo”.

O “Instituto Nancy Campbell” é um colégio particular de Ensino Médio, o qual ofereceu quatro bolsas a serem distribuídas para todos os países. Três bolsas eram de 11.000 dólares canadense (moeda oficial do Canadá) e uma de 21.000. Thiago foi contemplado com a de 21.000 dólares canadenses, que inclui além de todas as despesas com os estudos, moradia e alimentação. As aulas começam no dia 28 de agosto, início do ano letivo no país.

Reconhecimento

Na segunda-feira (12.06), a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, recebeu Thiago na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e destacou o empenho do aluno. “A dedicação pelos estudos o fez colher bons frutos. Este é um exemplo de que o aluno de escola estadual pode e deve conquistar coisas boas, é só querer e se dedicar”, falou Ana Carla.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Darsie Pontin, acrescentou que o desejo do aluno de conquistar um sonho fez com que ele conseguisse a vaga. “Ele está passando por uma das maiores experiências da sua vida e isso aconteceu porque ele sonhou. Mas, sonhou e arriscou, pois nada cai do céu é preciso correr atrás”.

Thiago aprendeu sozinho o idioma inglês. Segundo ele, foi por meio de filmes e músicas em inglês, que conseguiu aperfeiçoar a língua que conheceu durante as aulas na escola. “Eu me comunico corretamente. A minha entrevista durante a seleção foi em inglês e, eu me saí muito bem”.

O aluno nasceu em Santarém, município do Pará e sempre estudou em escola pública. Mora com seus pais e duas irmãs, uma de 18 anos e uma de 10. Nos últimos dias estagiou em uma empresa de informática, próxima de sua casa. “Todo mundo tem capacidade de aprender, basta saber usar esta capacidade. Eu tenho como objetivo me engrandecer, não só nos estudos, mas também como pessoa, pois quero contribuir de alguma forma com o meu país”, finalizou Thiago.

London

A cidade na qual Thiago vai morar fica situada no extremo sudoeste da província de Ontário - uma das 10 províncias do Canadá. Sua população é de 336 mil habitantes, com mais de 432 mil na zona metropolitana.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294689/visualizar/