Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 13:27
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


As pessoas com idade acima de 15 anos que não sabem ler e nem escrever têm uma nova oportunidade de serem alfabetizadas: a partir da próxima segunda-feira (19.06) a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abrirá novas vagas para o Programa Brasil Alfabetizado/LetrAção. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de julho.

O programa é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e os Municípios, com a finalidade de reduzir o analfabetismo no país. Desde 2003, Mato Grosso já alfabetizou mais de 39,5 mil pessoas por intermédio do “Brasil Alfabetizado/LetrAção” e, atualmente, mais 14.439 mil jovens e adultos estão cursando o programa em todo o Estado.

Esta será a 5ª etapa oferecida pela Seduc-MT e para se inscrever basta que o interessado se cadastre em uma das Assessorias Pedagógicas ou nas Secretarias Municipais de Educação. Em Cuiabá, os interessados podem procurar a Seduc, que fica localizada no Centro Político Administrativo, rua projetada B, s/n.

O cadastro também pode ser realizado pelo Disque-Alfabetização: 0800 647 6325, mantido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Ensino e Currículo e também pelos telefones: (65) 3613-6325 ou 3613 6447.

O coordenador do Letração, Luiz Carlos Trovo, faz um apelo aos dirigentes e líderes comunitários de todos os municípios para que se mobilizem e formem novas turmas do Letração. “As pessoas podem se cadastrar individualmente ou se integrar a uma das turmas formadas por alfabetizadores-voluntários. Mas contamos com a ajuda de todas as entidades para que o projeto obtenha sucesso”, disse Trovo.

Alfabetizador Para ser um alfabetizador, o voluntário também deve procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a Assessoria Pedagógica e se cadastrar. Essas pessoas devem preencher alguns requisitos: ter nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras; ou estar fazendo curso superior na área da educação, com experiência em alfabetização de adultos.

Os alfabetizadores-voluntários são responsáveis por montar turmas com limite de 20 a 25 pessoas bem como providenciar o local para realização das aulas. Para executar esse trabalho, eles recebem uma bolsa mensal de R$ 120 e mais R$ 7 reais por aluno. O curso tem duração de seis meses.

Brasil Alfabetizado De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas não alfabetizadas no Brasil caiu de 13,8% para 11,6%, de 1998 para 2003.

Em Mato Grosso o número também reduziu. Havia no Estado 224 mil analfabetos, de um total de 2,01 milhões de habitantes, ou seja, 11% dos jovens e adultos. Em 2005, o índice caiu para 9,9%.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294780/visualizar/