Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Junho de 2006 às 21:20
Por: Paula de Bortoli

    Imprimir


Os problemas da educação fundamental foram abordados nesta terça-feira ( 13.06) no espaço Tribuna Livre durante a sessão da Câmara Municipal de Cuiabá. O tema foi sugerido pelo professor e vereador Éden Capistrano (PSB), com a participação do professor e empresário do setor de educação Sidney Farina, da Escola do Farina, classificada em primeiro lugar pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em Mato Grosso e 17°- em nível nacional.

Farina disse que há não como o aluno obter maiores conhecimentos sem interesse, sem disciplina, e principalmente impulsionado pela sociedade de consumo para estudar e fazer cursos como medicina e direito que rendem muito dinheiro e se mantém em primeiro lugar nas universidades em Mato grosso, isto já é uma tradição.

Outra questão imposta pela sociedade atual é estudar muito, tudo por um concurso, atrás de estabilidade. Ganhar dinheiro é a meta principal dos alunos, dos pais dos alunos. "Os estudantes não querem ser cientistas, pesquisadores, ter conhecimento, ajudar a sociedade, descobrir coisas novas para melhorar o nível de vida, querem ganhar dinheiro, não importa como, o interessante é ter um diploma para privilégio na justiça, no caso de pegar cadeia, esta é a conversa do momento", disse o professor.

Farina argumentou que o modelo implantado pelos jesuítas está ultrapassado, e que as mudanças devem ocorrer de dentro para fora, ou seja: O professor é quem precisa mudar o modelo de ensino e convencer o aluno que o conteúdo dado em classe trás o conhecimento que ele precisa no dia a dia, ele tem que saber transformar este conteúdo em conhecimento prático.

Questionado sobre as provas do Enem, Farina informou que estas provas são muito boas para avaliar o aluno, tanto da área pública quanto particular de ensino, e que através delas dá para perceber quais são as deficiências destes alunos não só para os exames vestibulares, mas para que ele teste o que realmente aprendeu durante o ensino básico e fundamental.

Farina encerrou dizendo a necessidade de mudança é urgente, para que não aliene as pessoas, já que através do ensino se tornaram cultas e com conhecimento.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294913/visualizar/