Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 17:47

    Imprimir


A Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, em Cuiabá, preparou uma programação especial durante toda a semana em que se comemorou o dia mundial do meio ambiente (de 05.06 a 09.06). Os alunos participaram de palestras e oficinas, onde discutiram questões ambientais.

No início da semana, os estudantes fizeram um mutirão para limpar a unidade escolar, isto para mostrar que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os lugares. Em seguida, participaram de uma palestra sobre a água, oferecida pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Na quarta-feira fizeram uma exposição onde apresentaram trabalhos sobre água, poluição, extinção de animais, reciclagem, desmatamento e queimadas.

Na ocasião, o aluno da 5ª série Alexandre José Avelar da Silva se destacou ao abordar as queimadas e o desmatamento, temas trabalhados durante as aulas de Educação Ambiental, e pedir uma pena mais dura para quem destrói a natureza. “O homem precisa cuidar das florestas evitando a destruição e a extinção das espécies, pois a natureza é muito preciosa. É ela quem nos dá vida, por isso a sua conservação precisa ser levada a sério”.

Os estudantes participaram ainda de uma competição onde responderam perguntas sobre o planeta e seu ecossistema. Também apresentaram peças de teatro, músicas e pinturas para a comunidade escolar.

A diretora Ângela Maria Garcia explica que é dever da escola conscientizar a comunidade do quanto é importante cuidar do meio em ambiente. “Nós procuramos mostrar ao aluno as conseqüências que são causadas sempre que jogamos um simples pedaço de papel no chão, assim ele pode avaliar o quanto o planeta corre perigo”.

Joseane Julkoviski, com apenas 11 anos, já pensa como gente grande e mostra a preocupação em relação ao planeta. “Nós corremos um grande risco de ficarmos sem água no futuro. Apesar de a terra ser formada por 70% de água, somente 1% está disponível ao homem, por isso a importância de economizar na hora de tomar banho, escovar os dentes ou lavar o carro”.

No último dia de programação, a história do rio Cuiabá foi destaque em uma palestra oferecida aos alunos. “Foi uma semana gratificante para nós professores. É incrível como os alunos se envolveram na produção dos trabalhos, cada um deles se dedicou ao máximo”, elogiou a professora Jurema Neves de Castro, acrescentando que a “conscientização ambiental e a socialização entre os alunos foram os pontos mais importantes observados pela direção da escola”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295157/visualizar/