Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 11:05
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), iniciou no último final de semana a capacitação de 680 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Regional de Rondonópolis (218 km ao Sul de Cuiabá) em conhecimentos específicos de saúde preventiva. A aula inaugural aconteceu no Centro de Integrado de Educação do município, na sexta-feira (09/06) com a presença do diretor geral da Escola, Amaury Ângelo Gonzaga.

Além de Rondonópolis a regional engloba outros 18 municípios que serão beneficiados com os novos conhecimentos adquiridos pelos Agentes Comunitários de Saúde: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garça, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro. “O curso representa a valorização e um investimento na preparação do agente comunitário de saúde”, disse.

A qualificação tem como slogan “Humanizando e integrando o Agente Comunitário de Saúde na atenção básica” e vai atingir a mais de 4.500 agentes dos 141 municípios mato-grossenses. Até julho, estarão sendo capacitados os agentes comunitários de saúde das regionais de Peixoto de Azevedo, Água Boa, Alta Floresta, Tangará da Serra e Cuiabá. A capacitação é uma parceria entre a S de Estado de Saúde, prefeituras municipais e os Escritórios Regionais de Saúde (ERS). O objetivo é fortalecer o trabalho do agente comunitário no Programa de Saúde da Família (PSF).

Segundo o assessor especial da Escola de Saúde Pública, Amaro Pedro de Morais, os agentes serão capacitados por enfermeiros que também já foram qualificados. São 400 horas/aulas, sendo 224 horas de aula teórica e 176 horas de aula prática. “Os agentes comunitários de saúde vão estar se aperfeiçoando e colocando em prática o que foi visto na sala de aula”, comentou. “A expectativa é que até novembro já tenhamos iniciado a capacitação nas 16 regionais de saúde”, acrescentou Amaro de Morais.

As regionais são as da Baixada Cuiabana, de Porto Alegre do Norte, de Tangará da Serra, de Juína, de Cáceres, de Diamantino, de Juara, de Peixoto de Azevedo, de Rondonópolis, de Água Boa, de Alta Floresta e de Barra do Garças.

PROGRAMA ACS - O programa de agentes comunitários de saúde é uma importante estratégia do Ministério da Saúde (MS) que busca promover a reorientação do modelo assistencial no âmbito do município, a quem compete à prestação da atenção básica à saúde. “Após a capacitação, esperamos que o agente comunitário tenha se transformado em um profissional crítico e que possa cada vez mais contribuir para a promoção à saúde e elevar a qualidade de vida das pessoas atendidas”, disse a coordenadora de Formação Técnica em Saúde da Escola, Eliete Saragiotto.

Por meios de ações individuais ou coletivas, o agente comunitário de saúde realiza atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do gestor local (Secretarias Municipais de Saúde) do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Amaro de Morais, o agente comunitário integra a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), que também é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e técnicos em higiene dental (THD). “Normalmente o Programa Saúde da Família tem de seis a sete agentes comunitários de saúde, que em média atende 200 famílias levando informações e orientações sobre a prevenção das mais diversas doenças”, disse.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295233/visualizar/