Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 11:05
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Jangada, MT – Mais de duzentos estudantes da comunidade de Minhocal, no município de Jangada, ganharam uma nova sede para a Escola Estadual "Maximiana do Nascimento", construída pelo Governo do Estado.

O novo prédio foi inaugurado nesta sexta-feira pelo governador Blairo Maggi, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e o prefeito Benedito de Paula Campos.

Com quatro novas salas de aula e outras dependências administrativas, todas construídas conforme o padrão instituído pelo Planejamento Estratégico Escola Atrativa, a nova sede substituiu a antiga escola, que era apenas uma casa de madeira e encontrava-se em estado bastante precário.

A comunidade de Minhocal e de outras localidades vizinhas, como Nova Esperança, mobilizou-se para reivindicar o novo prédio.

“Era uma casa de tábua muito feia e que não dava para as crianças estudarem. Agora, com a escola nova, as condições para nossos filhos melhoraram e, com isso, até eu voltei a estudar e tenho fé que vou aprender”, contou Domingas da Costa Oliveira, que aos 47 anos voltou a freqüentar a sala de aula e é aluna do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que funciona na escola.

Atualmente, a escola "Maximiana do Nascimento" conta com 205 alunos atendidos no Ensino Fundamental até a 8ª. Série e o EJA, que oferece 5ª e 6ª séries no período noturno. Além da comunidade de Minhocal, estudam na unidade alunos de outras seis localidades vizinhas.

Pai de seis filhos em idade escolar, o agricultor Manoel Palmiro Nunes agradeceu a nova obra que evita aos alunos ter que estudar em Jangada ou na Escola Municipal, que ficam distantes da comunidade. “Era um sonho de todas as comunidades ter essa nova escola e hoje nossos filhos têm um local melhor para estudar graças a um bom investimento”, afirmou ele.

Da mesma opinião compartilha seu Benedito Lucindo da Costa, que tem um filho estudando na escola. “O compromisso que foi firmado nós podemos ver hoje que foi realmente cumprido e melhorou tudo, pois veio mais séries para cá e as crianças não precisam andar até a cidade”, reforçou ele, destacando que agora a prioridade é um espaço esportivo para os estudantes.

“Foi o único Governo que soube olhar para essa necessidade da nossa comunidade, trazendo para perto de nossos filhos um local com dignidade para estudar”, destacou também o agricultor Eleutério Saturnino da Silva, que é filho da moradora que empresta o nome à escola e foi uma das fundadoras da comunidade.

Na ocasião, o governador recomendou à comunidade para que mantivesse o prédio bem conservado e construísse um jardim na frente da escola. “Uma escola bem cuidada reflete os bons ensinamentos que aprendemos e a primeira escola onde estudamos a gente nunca esquece, principalmente se ela se mantiver bem limpa e zelada. E essa escola aqui não lembra em nada a que estava no lugar, antes de o Governo investir em um patrimônio que fica para a comunidade”, finalizou Maggi, ao ressaltar a importância dos investimentos feitos ao longo da atual administração que possibilitou ao Estado contar com novas e modernas escolas independentemente da localização do município, distrito ou pequenas comunidades.

Acompanharam a inauguração os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), João Carlos Ferreira (Cultura), Laércio Arrruda (Esportes e Lazer), Yênes Magalhães (Planejamento), Toco Palma (adjunto de Cultura), Fabiano Dall'agnol (adjunto de Agronegócios), Helny de Paula (presidente da MT Gás), e o deputado estadual Campos Neto.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295647/visualizar/