Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 20:10
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O reconhecimento, a efetividade e a qualidade dos serviços oferecidos pelo Centro Estadual de

Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) acabam de atrair a atenção do mais conhecido patologista bucal das Américas, Brad W. Neville, da Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos da América. O profissional de saúde bucal veio a Mato Grosso para ministrar um curso internacional sobre o Diagnóstico Diferencial das Lesões Maxilares durante o VI Congresso Nacional Brasileiro de Radiologia Odontológica (VI Conabro), realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e demonstrou interesse em conhecer instituições modelo em sua especialidade. A escolha natural recaiu sobre o Ceope.

O secretário de Estado de Saúde (Ses), Augustinho Moro, recebeu com honra a visita do patologista bucal e ratificou o importante serviço que o Estado presta às pessoas portadoras de necessidades especiais no tratamento odontológico. “A atenção que o Estado dá a esse segmento da sociedade vem atender à orientação do Governo do Estado em promover a inclusão social em todas as pastas e principalmente a melhoria de qualidade de vida desses pacientes. Recentemente”, lembrou o secretário, “a comunidade cientifica italiana deu o reconhecimento ao Estado no desenvolvimento deste importante trabalho que culmina na prevenção do câncer bucal, oferecendo ainda a correção dos dentes no devido tratamento e na cessão de próteses dentárias”.

Após a visita, Brad Neville disse que ficou impressionado com as instalações. “Nunca conheci um centro de patologia bucal tão bonito”, elogiou o médico. “Em Charleston (cidade dos Estados Unidos onde o médico presta assistência em sua especialidade) não temos nenhum centro com instalações tão amplas e confortáveis e com a estrutura que esse Ceope de vocês apresenta. Duas coisas chamam a atenção: a maneira carinhosa como vocês tratam os pacientes e o suporte que o Governo de Mato Grosso está dando ao projeto”.

CEOPE – o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) foi criado pela Lei 8.344, de 30 de junho de 2005, com especialização em câncer bucal definida na Resolução da Lei 8.342, do mesmo ano. A Lei também definiu o MT Laboratório como referencia estadual na realização de exames de patologia bucal o que colocou Mato Grosso como o único Estado a possuir um laboratório estatal de referencia em diagnósticos bucal com patologistas especializados.

Até maio de 2005 o Ceope alistou mais de 2.400 usuários do SUS em tratamento em sua sede, na capital do Estado, e realizou 95 cirurgias. Grande parte desse número foi de pacientes que vieram de Rondônia, das cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Espigão d’Oeste e Cacoal. O Estado de Mato Grosso do Sul também manda, rotineiramente, pacientes para o Ceope e pelo menos num caso de atendimento a paciente veio diretamente da Bolívia. Nos municípios do interior o número de usuários do SUS atendido por centros descentralizados do Ceope chegou a 4.836 pacientes.

O Ceope ministrou, ainda, cursos de capacitação de profissionais em municípios do interior para tornar possível a descentralização e interiorização do serviço de odontologia estadual. Também levou a campanha “Mato Grosso Contra o Câncer Bucal” nos municípios de Tangará da Serra, Jaciara, Sorriso, Colider, Diamantino, Sapezal, Juara, Sinop e Pontes e Lacerda.

CREDENCIAIS - Brad W. Neville ministra curso no VI Conabro durante todo o sábado (10/06). Ele tem residência em Patologia Oral pela Universidade de Emory e é professor e diretor de patologia oral da Universidade de Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América. O médico tem diploma da American Board of Oral Maxilofacial Pathology e foi presidente da Academia Americana de Patologia Oral e Maxilofacial. Neville recebeu o título de Professor com Distinção Universitária, o mais alto nível de reconhecimento concedido pela Universidade da Carolina do Norte.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295772/visualizar/