Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Junho de 2006 às 22:10
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


Durante mais de 30 anos acompanhei a luta pelos nossos direitos. Agora estou vendo a concretização dessa luta”, foi assim que Nelson Fernandes,o Saracura Pataxó (69) definiu a primeira formatura na América Latina de professores indígenas em nível de graduação em curso específico e diferenciado.

Liderança da comunidade de Coroa Vermelha localizada no município de Cabrália , na Bahia, Saracura Pataxó, como gosta de ser chamado, enfrentou uma viagem de cinco horas de avião para acompanhar a formatura de um dos acadêmicos do Terceiro Grau Indígena, projeto desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação(Seduc),Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia(Secitec) e Fundação Nacional do Índio(Funai) e a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. “Fui chamado como convidado de honra”, declarou Saracura que teve sua experiência de liderança registrada por meio do trabalho de final de curso do licenciando em Ciências Sociais pelo projeto, Jerry Adriane Santos Neto.“A escolha de Saracura para a pesquisa se deu pelo fato de ser um dos últimos líderes com formação tradicional”,explicou Jerry.

A cerimônia de formatura teve início às 9h00 desta terça-feira(06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Autoridades estadual, federal ,acadêmicas e indígenas estão prestigiando a colação de grau dos 186 alunos indígenas de 44 etnias presentes em 11 Estados brasileiros.

O Projeto de Formação de Professores Indígenas, o Terceiro Grau Indígena, começou a ser desenvolvido em 2001 é sediado no Campus da Unemat em Barra do Bugres. Atualmente 100 acadêmicos indígenas no Estado de Mato Grosso estão cursando as três licenciaturas ofertadas pelo projeto são elas : Língua, Artes e Literatura; Ciências da Matemática e da Natureza e Ciências Sociais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/296381/visualizar/