Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Junho de 2006 às 05:20
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Para cumprir o objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a organização e o financiamento dos serviços que atendem à saúde da população do país, são adotadas várias medidas que garantem a distribuição adequada desses serviços, com qualidade, efetividade e eficiência. Essas medidas envolvem a aplicação de políticas de promoção à saúde, de prevenção de riscos e agravos, de proteção do ambiente, da assistência à saúde e a qualidade da atenção e do acolhimento ao usuário. Para os servidores públicos do Estado, que aplicam essas políticas na interface entre os serviços de saúde e o usuário do SUS, o conhecimento do sistema é imprescindível para o êxito de sua atuação.

Por isso a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (SUDRH) da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), está realizando a I Oficina de Integração Para Cargos Comissionados, durante os dias 6 a 9 de junho, no auditório da Escola de Saúde Pública, no bairro Coophema, em Cuiabá. Cerca de 200 servidores comissionados, da Saúde do Estado, são esperados para o evento.

“O objetivo da oficina é oferecer informações básicas referentes a estrutura e a legislação pertinente ao Sistema Único de Saúde, com vista a qualidade do desempenho profissional”, informou a superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Tânia Zulian Grosso, acrescentando que a realização da oficina é “uma parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Escola de Saúde Pública”.

Segundo a técnica co-responsável pelo projeto, Oneide Martins Ribeiro, a oficina contará com participação de focalizadores (os palestrantes) da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Os temas abordados, explicou Oneide Martins, versarão sobre Princípios da Administração Pública, Lei de Responsabilidade Fiscal, Estatuto do Servidor, Avaliação de Desempenho, Procedimento para Qualificação Profissional, Política Estadual de Saúde, Comissão de Ética e o Pacto de Gestão do SUS, que juntamente com o Pacto pela Vida e em Defesa do SUS compõe as três dimensões do Pacto Pela Saúde/2006, definindo responsabilidades entre os entes federados sob a gestão SUS no país.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Valorização do Servidor da Saúde do Estado, Silvia Aparecida Tomáz, os 200 servidores comissionados que vão participar da oficina as unidades Estaduais de Saúde da capital e serão divididos em duas turmas. “O projeto de Integração é um trabalho sistematizado e contínuo de capacitação inicial destinado aos servidores da Ses, com o intuito de familiarizá-los com a missão, valores e os objetivos da Saúde”, disse.

A coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, Iandry Brito Torres, lembra que a oficina é importante para a troca de conhecimentos e integração dos funcionários comissionados. “A intenção é permitir que o profissional conheça e incorpore os valores normas e padrões de comportamento considerados imprescindíveis e receba as informações necessárias para desenvolver bem a sua função”.

Silvia Tomáz lembrou ainda que o projeto de Integração é uma continuidade da Oficina de Ingresso, desenvolvida em 2004 e 2005 que chegou a capacitar mais de 700 servidores de carreira. “Com base nas análises das avaliações do projeto anterior buscamos melhor aproveitamento e adequação das informações ao servidor. Com tal capacitação se objetiva beneficiar a parte mais importante do Sistema Único de Saúde, o usuário do SUS”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/296566/visualizar/