Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 16:33
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Os alunos da Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira de Bastos, localizada no bairro aroeira em Cuiabá, estão aprendendo como a conservação do meio ambiente pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este trabalho é desenvolvido pelos professores durante as aulas, onde os estudantes recebem orientações de como conservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas.

Logo após, para complementar a atividade, eles saem a campo, para observar na prática o que aprenderam. As aulas acontecem desde 2004, e envolvem todos os alunos, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio. “A escola vem trabalhando o tema dentro do contexto ecológico buscando orientá-los da importância da natureza para uma melhor qualidade de vida”, acrescenta a diretora Fátima Rosana Faria.

O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pela unidade como parte do currículo escolar , está colhendo bons frutos. Os professores, estudantes e a comunidade escolar estão desenvolvendo um projeto que visa a criação do “Parque Ecológico Aroeira”, localizado próximo da escola.

A proposta é recuperar uma lagoa que é pertencente à área verde e transformá-la em um local de lazer para a comunidade. “Dificilmente os bairros periféricos possuem área de lazer, por isso a proposta de transformar a área em um parque ecológico”, finalizou Marcelo Dias da Silva.

Esta atividade desenvolvida pela escola é uma ação integrada e interdisciplinar. Tem como grande incentivador o projeto de Educação Ambiental (PrEA) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc.).

O professor Roberto Carlos Barbosa destaca que um ambiente equilibrado e sadio é direito de todos. Contudo, destaca que a recuperação das áreas degradadas e o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade também de todos. “Nós precisamos trabalhar para conscientizar uma comunidade inteira dos benefícios que pode trazer à preservação do solo”, explica.

Para Marcelo Dias da Silva, professor de Geografia e responsável pelas aulas de campo, a idéia é mostrar aos alunos como o impacto ambiental pode prejudicar a sociedade e o planeta. “Quando você vê de perto, os problemas causados pelo homem na natureza, é mais fácil de corrigí-los e evitá-los”.

Olhar de perto o que as queimadas e a erosão estão causando ao meio ambiente, deixou a aluna do segundo ano Mileide Fernanda Ramos preocupada. “Vi que são conseqüências graves e que podem afetar o solo e acabar com espécies de plantas e animais, estou muito feliz com essa nova experiência e principalmente que depende de nós a sobrevivência da terra”.

Todo este trabalho que já vem sendo realizado ao longo do ano terá uma boa amostra durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 05 e 09 de junho. Nesta oportunidade, os alunos participarão de várias atrações como gincana, concurso de desenho, poemas e poesias além de apresentarem trabalhos, seminários, palestras e filmes voltados para o Meio Ambiente.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297233/visualizar/