Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 01 de Junho de 2006 às 15:15

    Imprimir


Trocar um quilo de alimento não-perecível e mergulhar no universo ficcional da literatura brasileira. Cinco mil alunos da Capital terão essa oportunidade hoje (1º), às 19 h, no Ginásio Verdinho, no bairro CPA I, o evento “Leitura e Cidadania Compromisso: Compromisso Solitário”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) de Cuiabá, por meio da Funec (Fundação Educacional de Cuiabá).

Os alunos mobilizados para o evento pertencem ao Cuiabá-Vest, o cursinho comunitário de Cuiabá, além de estudantes das redes municipal e estadual de ensino que, ao efetuarem a troca, também estarão fazendo um exercício de solidariedade, pois os alimentos arrecadados serão doados para as creches e entidades filantrópicas do município.

O diretor da Funec, professor Sérgio Cintra, explica que os livros foram doados pela livraria Paulus e, a princípio, pensou-se em doar aos alunos. Contudo, definiu-se que, além de se tornar o ato um incentivo à leitura, também poderia ser uma ação solidária. “Todo mundo pode contribuir com alguma coisa”, pondera.

Durante a realização do “Leitura e Cidadania Compromisso: Compromisso Solitário”, que também contará com a presença do prefeito Wilson Santos e o secretário municipal de Educação, Desporto e Lazer, João Pedro Valente, serão feitas palestras para direcionadas aos alunos. A escritora Marta Helena Coco falará sobre a importância da leitura e a literatura mato-grossense e, “As classes sociais na literatura brasileira”, será o tema da palestra do professor Sérgio Cintra.

As obras que serão distribuídas são: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Lira dos Vinte anos, de Álvares de Azevedo; Triste Fim de Policarpo Quaresma; O Guarani, de José de Alencar; O Cortiço, de Aluízio de Azevedo e o Ateneu, de Raul Pompéia.

O diretor da Funec acrescenta que a intenção e repetir o evento todos os anos e ampliar os números de obras distribuídas. “A livraria Paulus, nossa parceira nesse evento, já sinalizou que ampliará a quantidade de livros doados. Com isso, tornaremos esse acontecimento um grande ato de conscientização da importância do ato de ler”, conclui.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297484/visualizar/